Banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bancos de Dados

Conceitos F undamentais em S is temas de B ancos de Dados e s uas Aplicações

Bancos de Dados

Tópicos Conceitos Básicos Bancos de Dados Sistemas de Bancos de Dados Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados Abstração de Dados Modelos Lógicos de Dados Linguagens de Definição e Manipulação de Dados Papéis Humanos em Sistemas de Bancos de Dados Administração de Bancos deDados Estrutura Geral de um SGBD

Parte 2: Conceitos Fundamentais

Pag.: 2

Bancos de Dados

Introdução
A importância da informação para a tomada de decisões nas organizações tem impulsionado o desenvolvimento dos sistemas de processamento de informações. Algumas ferramentas:
– – –

processadores de texto (editoração eletrônica), planilhas (cálculos com tabelas de valores), Sistemas deGerenciamento de Bancos de Dados SGBDs (armazenamento de grandes volumes de dados, estruturados em registros e tabelas, com recursos para acesso e processamento das informações).
Pag.: 3

Parte 2: Conceitos Fundamentais

Bancos de Dados

Conceitos
Banco de Dados: é uma coleção de dados interrelacionados, representando informações sobre um domínio específico [KS94]. Exemplos: listatelefônica, controle do acervo de uma biblioteca, sistema de controle dos recursos humanos de uma empresa. Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados (SGBD): é um software com recursos específicos para facilitar a manipulação das informações dos bancos de dados e o desenvolvimento de programas aplicativos. Exemplos: Oracle, Ingres, Paradox*, Access*, DBase*. * Desktop Database Management Systems.
Parte2: Conceitos Fundamentais Pag.: 4

Bancos de Dados

Sistema de Bancos de Dados
s

É um sistema de manutenção de registros por computador, envolvendo quatro componentes principais: – dados, – hardware, – software e – usuários. O sistema de bancos de dados pode ser considerado como uma sala de arquivos eletrônica [Date91]. Existe uma série de métodos, técnicas e ferramentas que visamsistematizar o desenvolvimento de sistemas de bancos de dados.

s

Parte 2: Conceitos Fundamentais

Pag.: 5

Bancos de Dados

Os Componentes de um Sistema de Bancos de Dados SGBD

Programas

Bancos de dados Usuário
Parte 2: Conceitos Fundamentais Pag.: 6

Bancos de Dados

Objetivos de um Sistema de Bancos de Dados Isolar os usuários dos detalhes mais internos do banco de dados(abstração de dados). – Prover independência de dados às aplicações (estrutura física de armazenamento e à estratégia de acesso).


Vantagens: – rapidez na manipulação e no acesso à informação, – redução do esforço humano (desenvolvimento e utilização), – disponibilização da informação no tempo necessário, – controle integrado de informações distribuídas fisicamente, – redução de redundância e deinconsistência de informações, – compartilhamento de dados, – aplicação automática de restrições de segurança, – redução de problemas de integridade.
Parte 2: Conceitos Fundamentais Pag.: 7

Bancos de Dados

Abstração de Dados – O sistema de bancos de dados deve prover uma visão abstrata de dados para os usuários. – A abstração se dá em três níveis:
Nível de Visão dos Usuários Visão 1 Visão2

...

Visâo N

Nível do conjunto de usuários

Conceitual

Nível de Armazenamento
Parte 2: Conceitos Fundamentais

Físico
Pag.: 8

Bancos de Dados

Níveis de Abstração
s

Nível físico: nível mais baixo de abstração. Descreve como os dados estão realmente armazenados, englobando estruturas complexas de baixo nível. Nível conceitual: descreve quais dados estão armazenados eseus relacionamentos. Neste nível, o banco de dados é descrito através de estruturas relativamente simples, que podem envolver estruturas complexas no nível físico. Nível de visões do usuário: descreve partes do banco de dados, de acordo com as necessidades de cada usuário, individualmente.
Pag.: 9

s

s

Parte 2: Conceitos Fundamentais

Bancos de Dados

Modelos Lógicos de Dados...
tracking img