Microeconomia resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
* Para avaliarmos uma teoria, primeiro devemos examinar a razoabilidade das hipóteses adotadas e depois deve-se testar as previsões da teoria comparando-as com os fatos.
* A análise positiva descreve como o mundo é. A análise normativa descreve como o mundo deveria ser. E a análise econômica nos diz que uma restrição na oferta deve mudar o equilíbrio de mercado.
* A diferençaentre as elasticidades de curto e longo prazo de um bem é explicada pela velocidade com que os consumidores reagem a mudanças no preço pelo número de bens substitutos disponíveis. Para bens duráveis a elasticidade é maior no curto prazo e menor no longo prazo (podem adiar a compra, mas uma hora terão que comprar). Já para bens não duráveis a demanda é mais inelástica no curto prazo e no longoprazo a demanda será mais elástica devido a entrada de substitutos.
* Transitividade de preferencias significa que, se alguém prefere A em relação a B, e B em relação a C, então essa pessoa prefere A em relação a C.
* Quantidades maiores de bens são melhores que quantidades menores. Neste caso as curvas de indiferença são negativamente inclinadas.
* Quando uma mercadoria é indesejável(ex.: ar poluído), as curvas de indiferença são inclinações positivas.
Desenho do gráfico

* O consumidor obtém o mesmo nível de utilidade em qualquer ponto da mesma curva de indiferença. E pela teoria da transitividade das preferencias, duas curvas de indiferença não podem se interceptar.
Desenho do gráfico

* Para substitutos perfeitos as curvas de indiferença são linhas retas, e oconsumidor preferirá comprar sempre a mercadoria mais barata, de modo a obter utilidade máxima. (Solução de canto).
Desenho do gráfico

* A TMS representa a taxa à qual o consumidor está disposto a trocar uma mercadoria por outra de modo a manter seu nível de satisfação inalterado.
* De acordo com o princípio da igualdade marginal, para que o grau máximo de satisfação seja obtido é necessárioque a razão entre utilidade marginal e preço seja igual para todas as mercadorias. Se a utilidade marginal é crescente, o consumidor maximiza sua satisfação consumindo quantidades cada vez maiores da mercadoria. Isso significa que, supondo preços constantes, o consumidor acabaria gastando toda sua renda com uma única mercadoria. Teríamos, então, uma solução de canto, na qual o princípio daigualdade marginal não pode valer.
* A utilidade ordinal implica um ordenamento das alternativas que não leva em consideração a intensidade das preferencias. A utilidade cardinal implica que a intensidade das preferencias pode ser quantificada.
* A curva de demanda de mercado é a soma horizontal das curvas de demanda individual.
* Quando a renda aumenta o consumo de bens inferiores diminui.Se a renda aumenta e os gastos com determinado bem também aumentam então este é um bem normal (provoca um deslocamento da curva para fora).
* Uma pessoa avessa a riscos apresenta utilidade marginal da renda decrescente e prefere uma renda certa a uma loteria com a mesma renda esperada. A pessoa amante ao risco tem utilidade marginal da renda crescente e prefere uma renda incerta a uma rendacerta.
Desenho do gráfico

* A utilidade esperada é a soma das utilidades associadas a um dos resultados possíveis, ponderados por suas respectivas probabilidades.
* Quando o custo do seguro é igual à perda esperada, (isto é, se o seguro é atuarialmente justo), os indivíduos avessos a riscos desejarão contratar seguros totais contra as possíveis perdas monetárias. O prêmio do segurogarante ao indivíduo o mesmo nível de renda, independente da ocorrência ou não da perda.
* Os indivíduos estariam dispostos a pagar para obter mais informações quando a utilidade da escolha baseada na maior quantidade de informação, já descontando o custo de obtenção da informação, fosse maior do que a utilidade esperada da escolha feita sem informação adicional.
* Um indivíduo pode reduzir...
tracking img