Resumo de microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria microeconômica: unidades individuais; aspectos específicos das unidades produtivas e dos consumidores.

Teoria macroeconômica: aspectos gerais; agregados econômicos (I; S interna e externa; crédito; i; câmbio = preço da moeda nacional em relação à moeda estrangeira; balança comercial.
Princípio da racionalidade limitada: preconiza de que diante de uma série de opções os indivíduosdeveriam escolher a mais vantajosa. Prefere-se mais a menos.

Princípio da maximização de utilidade: obter máximo lucro, no caso do empresário e máximo prazer ou satisfação no caso do consumidor.

Fluxo circular da renda: surge a partir da possibilidade que os indivíduos têm de venderem sua força de trabalho. Essas transações ocorrem no mercado de fatores. Em contrapartida, recebem umsalário pelo trabalho prestado. Por outro lado, as empresas ofertam produtos que podem ser adquiridos no mercado de produtos pelos consumidores. Com isso, temos um movimento circular que representa toda a dinâmica de funcionamento da economia.

Produtividade: produzir mais produtos com menos fatores de produção.
Crise -> menos demanda dos consumidores -> diminui a produção -> estagnação daeconomia
História do pensamento econômico
Principais preocupações da escola clássica: Crescimento econômico, ampliação dos mercados e excedente de mercado. Consideravam a ciência econômica Regida por leis naturais (se auto regulava, “laissez-faire”).
Fisiocratas (1760-1770) características: Visão naturista, agricultura como setor principal | Essência do pensamento: O universo é regido por leisnaturais, absolutas, imutáveis, não cabendo ao homem o papel de mudá-las.
Mercantilistas (Entre o século XV e o final do século XVIII) caract: Saldos favoráveis na balança | EP: Uma nação rica era aquela que tinha grande quantidade de metais e soubesse gerenciá-los. Priorizava-se a exportação.
Adam Smith (1723-1790) obra: A riqueza das nações (acumulação de capital: infra-estrutura | aumento dapopulação: geram mao-de-obra e aumento da demanda). caract: hitpótese da mão invisível. Definição do papel do Estado. Hegemonia dos mercados. | EP: Progresso das nações. Importância do trabalho humano (especialização dos setores: aumento da produção). Marca o princípio do liberalismo.

David Ricardo (1772-1823) caract: Teoria do valor (quantidade de trabalho incorporado aos produtos, depende donumero de funcionarios responsaveis para produzir. Ex. Fabricação de um estojo = 1 pessoa, fabricação de um celular = 6 pessoas, sendo assim o celular custaria 6 x mais que um estojo). Classes sociais: latifundiários, capitalistas e operários. Teoria das vantagens comparativas (o país deve se especializar naquilo que consegue fazer com maior excelência). Aceita a Lei de Say.| EP: Explica como se dá adistribuição do excedente entre as diferentes classes sociais.

Thomas Malthus (1766-1834) caract: Rejeita a Lei de Say. Problema da superpopulação e superprodução. | EP: Enquanto a produção de alimentos crescia aritmeticamente, a população crescia geometricamente. Os rentistas deveriam resolver o problema da superprodução.

Karl Marx (1818-1883) caract: Crítica ao capitalismo. Ênfase nosocialismo. Capital é uma relação social (relação de produção que surge com o aparecimento da burguesia que se apropria dos meios de produção).| EP: Exploração dos trabalhadores pelos capitalistas (detentores do capital) que se apropriam da mais valia (excedente produzido pelos trabalhadores no processo produtivo). Dinheiro-Mercadoria-Dinheiro = processo que dá sentido ao capitalismo.

Teoria dasvantagens competitivas
Vant. Comparativa = natural(nao criado. Ex solo,clima, topografia)
Vant. Competitiva= variedade(criada, descoberta pela empresa). Menos custos e maior eficiencia.
Classes sociais: A (2,5 -3% populacao +25 salarios minimos), B, C (5-15 salários mínimos), D, E (abaixo da linha de pobreza: 1 dólar/dia)
Liberalismo - John Locke
Livre comercio, regida por leis naturais,...
tracking img