Resumo microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO




DIEGO VIEIRA SANTOS




RESUMO















Imperatriz
2012
DIEGO VIEIRA SANTOS










RESUMO MICROECONOMIA


Resumo apresentado ao Curso de Administração da Faculdade Atenas Maranhense de Imperatriz/FAMA para obtenção de pontos a somar em nota do 1º bimestre, na disciplina de Microeconomia, 4º Período.
Orientador: Prof.Francisco Buarque








Imperatriz
2012
INTRODUÇÃO A ECONOMIA

A economia pode ser definida como a ciência social que estuda a maneira pela qual os homens decidem empregar recursos escassos, a fim de produzir diferentesbens e serviços e atender às necessidades de consumo. Pode-se dizer que o objeto de estudo da ciência econômica é a questão da escassez, ou seja, como economizar recursos.
A escassez surge devido às necessidades biológicas humanas ilimitadas e à restrição física de recursos. As sociedades são obrigadas a fazer escolhas sobre O QUE e QUANTO, COMO e PARA QUEM PRODUZIR. O que equanto produzir a sociedade deve decidir se produzem mais bens de consumo ou bens de capital. Em economias de mercado, o que e quanto produzir é sinalizado pelos consumidores (o que é chamado de soberania do consumidor). Para quem produzir a sociedade deve decidir quais setores que serão beneficiados na distribuição do produto, ou seja, trata-se de decidir como será distribuída a renda gerada pelaatividade econômica.

MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO DA CIÊNCIA ECONÔMICA

A investigação científica consiste em relacionar questões formuladas sobre o comportamento do dos fenômenos e a sua evidência empírica. Na verdade, existe uma preocupação constante na formulação das leis que governam o comportamento dosfenômenos. Se a evidência for pequena ou nula, torna-se impossível padronizar o comportamento do fenômeno, e devem-se reformular as hipóteses feitas sobre o seu comportamento.
A investigação científica no campo da economia procura testar pela evidência a estabilidade do comportamento humano, segundo uma hipótese formulada. Como é possível predizer o comportamento humano?
O caráterestável desse comportamento deve-se ao fato de ser possível gerar observações a priori com certa margem aceitável de erro. O erro aparece na dificuldade de prever o comportamento de um indivíduo isolado dentro do grupo, somente permitindo determinar a tendência estável do comportamento do grupo em geral.
Assim sendo, o comportamento humano apresente caráter estável pela simplesdeterminação da maior chance associada á tendência das ações da maioria das pessoas da coletividade que se está estudando. Essa é a vantagem da Economia sobre as demais ciências sócias, isto é, o comportamento econômico é o mais estável.

CONCEPÇÕES E DEFINIÇÕES SOBRE CIÊNCIA ECONÔMICA

O marco inicial da etapa científica da teoria econômica coincidiu com grandes avanços datécnica e das ciências físicas e biológicas, nos séculos XVlll a XXl. Nesse notável período da evolução do conhecimento humano, a economia constitui seu núcleo científico, estabeleceu sua área de ação e delimitou sua suas fronteiras com outras ciências sociais. A construção de seu núcleo científico fundamentou-se no enunciado de um apresentável volume de leis econômicas, desenvolvidas nasconcepções mecanicistas, organicistas e posteriormente humanas, por meio das quais os economistas procuraram interpretar os principais fenômenos de atividade econômica.
A economia repousa sobre os atos humanos e é por excelência uma ciência social. Apesar de a tendência atual ser a de obter resultados cada vez mais precisos para os fenômenos econômicos, é quase impossível fazer...
tracking img