Microcredito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Michele Suassuna Dalto
Jovam Valmor Saugo
Lucas Jose Rodrigues

MICROCRÉDITO

Um instrumento financeiro que se caracteriza por empréstimosde valores relativamente pequenos a empreendedores de baixa renda.
Pode-se defini-lo como uma modalidade de financiamento que busca permitir o acesso dos pequenos empreendedores aocrédito. Utiliza-se de metodologia própria voltada ao perfil e às necessidades dos empreendedores, estimulando as atividades produtivas e as relações sociais das populações mais carentes, o quegera ocupação, emprego e renda.
O financiamento poderá estar condicionado a um avalista ou mesmo a um grupo de avalistas que tomam financiamento em grupo. Exigências de documentos e deoutras burocracias dependem de normas de cada instituição.
Com efeito dessas oportunidades que o microcrédito proporciona à empreendedores, o crescimento em produtos e serviços cadavez se torna mais favorável ao mercado, tendo condições de compra e venda acessíveis.


QUESTÕES :

1- Microcrédito é uma fonte de oportunidades, a quem ele foca seus benefícios?
R-Pequenos empreendedores, onde apresentam boas idéias para criação ou melhoramento de pequenos negócios.

2- Quais as principais diferenças entre credito tradicional e
microcrédito?
R-O credito tradicional visa apenas o lucro, ele prioriza operações de maior vulto, não considera as funções sociais do crédito e apresenta juros e taxas condizentes e com infra-estruturapesada e alta tecnologia e apresenta a exigência de garantias reais. Já o microcrédito visa a sustentabilidade, ele prioriza operações de pequeno porte. Nele, o crédito é ferramenta depolítica social e enfatiza o desenvolvimento de rede de apoio mútuo entre empreendedores e os juros refletem os custos operacionais. Apresenta ainda a confiança como ativo social e garantia.
tracking img