Microcredito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

I - INTRODUÇÃO ............................................................................................................. 3 II - DESENVOLVIMENTO ................................................................................................. 4 III – CONCLUSÃO ...........................................................................................................30 IV –BIBLIOGRAFIA.........................................................................................................31

I - INTRODUÇÃO

No âmbito da disciplina de Introdução à Gestão da licenciatura em Sociologia do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas no ano lectivo de 2009/2010, 1º Ano, 2º Semestre, leccionada pelo Professor Pedro Mendes, foi-nos proposta a elaboração de um trabalho degrupo sobre o Microcrédito. Iremos começar pela apresentação do criador do conceito de Microcrédito que foi o Nobel da paz e eminente da economia Muhammad Yunus e uma breve descrição do próprio e do seu conceito de “Grameencredit”. E uma breve descrição sobre a Fundadora do Microcrédito em Portugal a Dra. Joana Veloso. Seguidamente entraremos no desenvolvimento do conceito de Microcrédito, comespecial ênfase à ANDC - Associação Nacional de Direito ao Crédito em Portugal. Será alvo de uma análise mais aprofundada a forma de recorrer ao microcrédito no sentido de desenvolver uma actividade. Seguidamente apresenta-se as soluções dos bancos portugueses para o microcrédito com alguns exemplos reais. Por fim apresentamos algumas análises e estatísticas juntamente com testemunhos de algunscasos de sucesso.

3

II – DESENVOLVIMENTO

Muhammad Bangladesh, doutorado

Yunus, formado EUA,

é em foi

natural economia, professor

do e na

nos

Universidade de Dhaka. O próprio constatou em 1976 as dificuldades de pessoas

carentes em obter empréstimos na aldeia de Jobra (Bangladesh). Por não poderem dar garantias, os bancos recusavam-lhes as pequenas quantias quepermitiriam comprar materiais para trabalhar e vender, e os usurários taxavam os empréstimos com juros altos. Ele acredita que todo ser humano possui instintos de sobrevivência e autopreservação, uma prova disto são os milhões de pobres que existem no mundo, onde mesmo miseráveis, conseguem contornar ao máximo a sua situação. Yunus criou então o Banco Grameen, que empresta sem garantias nem papéis, sendo,sobretudo, procurado por mulheres: elas são 97% dos 6,6 milhões de beneficiários. A taxa de recuperação é de 98,85%. Ele pretende acabar com a pobreza através do banco que fundou do qual é presidente, e o governo de Bangladesh é o principal accionista, o Grameen Bank, que oferece activamente microcrédito para milhões de famílias. Yunus afirma que é impossível ter paz com pobreza.

O conceito deMicrocrédito

A palavra "microcrédito" não existia até a década de 1970. Yunus cunhou-o para designar um tipo muito específico de crédito, que ele concebera, e cujo objecto principal não são os pequenos produtores, mas sim as populações pobres, que não têm, absolutamente, acesso a qualquer outro tipo de crédito.

4

Yunnus concebeu, e conseguiu implantar, a mais conhecida e bem-sucedidaexperiência de microcrédito do mundo. Este iniciou em 1976, concedendo empréstimos de pequeno montante, com os seus próprios recursos, para famílias muito pobres de produtores rurais, focalizando principalmente nas mulheres. Os bons resultados obtidos nessa primeira fase do projecto levaram-no a expandir suas operações com recursos de terceiros.

A ideia inicial

Morando em Bangladesh - um pequenopaís no subcontinente Indiano, com 130 milhões de habitantes, uma renda perca pita de cerca de US$ 300 e com 62% da população analfabeta - para onde regrssou após ter estudado Economia nos Estados Unidos, como bolsista do programa Fulbright - o Professor Yunus leccionava Teoria Económica na Universidade Chittagong, enquanto tentava descobrir como poderia utilizar tanta "teoria" para resolver o...
tracking img