Microcontrolcador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS - UNIDADE 4

CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
















SERVOMECANISMO II

MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES





























Campinas

2012



FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS - UNIDADE 4

CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃOSERVOMECANISMO II

MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES






























Campinas

2012



AGRADECIMENTOS
Agradecemos a Deus pela oportunidade, nossas mães pelo apoio incondicional e por acreditar sempre em nós; aos nossos irmãos que sempre estiveram do nosso lado, assim como nossas namoradas. esposas e nosos amigos. Ao Luiz Antonio Reis, pelosensinamentos que levaremos pelo resto de nossas vidas. A todos que, de forma direta e indiretamente, contribuíram na nossa caminhada pessoal, acadêmica e profissional.





































































SUMÁRIO



1 – INTRODUÇÃO 4
2.1 – DESCRIÇÃO 4
2.2 – DESCRIÇÃO PIC 4
4 – DIAGRAMADE UM SERVOMECANISMO 6
5 – CONTROLES ANALÓGICOS 6
6 – SENSORES 8
8 – CONCLUSÃO 8
9 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8



x

1 – INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar a relação dos microcontroladores e microprocessadores com a diciplina servomecanismo II.


2 – MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES


2.1 – DESCRIÇÃO


Um microcontrolador (também denominado MCU) éum computador-num-chip, contendo um processador, memória e periféricos de entrada/saída. É um microprocessador que pode ser programado para funções específicas, em contraste com outros microprocessadores de propósito geral (como os utilizados nos PCs). Eles são embarcados no interior de algum outro dispositivo (geralmente um produto comercializado) para que possam controlar as funções ou ações doproduto. Um outro nome para o microcontrolador, portanto, é controlador embutido.

Os microcontroladores se diferenciam dos processadores, pois além dos componentes lógicos e aritméticos usuais de um microprocessador de uso geral, o microcontrolador integra elementos adicionais em sua estrutura interna, como memória de leitura e escrita para armazenamento de dados, memória somente de leiturapara armazenamento de programas, EEPROM para armazenamento permanente de dados, dispositivos periféricos como conversores analógico/digitais (ADC), conversores digitais/analógicos (DAC) em alguns casos; e, interfaces de entrada e saída de dados.





2.2 – DESCRIÇÃO PIC

Os PIC (PICmicro): são uma família de microcontroladores fabricados pela Microchip Technology, que processam dados de 8bits, de 16 bits e, mais recentemente, de 32 bits. Seu nome é oriundo de "Programmable Interface Controller" (Controlador de Interface Programável). Contam com extensa variedade de modelos e periféricos internos. Possuem alta velocidade de processamento devido a sua arquitetura Harvard e conjunto de instruções RISC (conjuntos de 35 instruções e de 76 instruções), com recursos de programação porMemória flash, EEPROM e OTP. Os microcontroladores PIC têm famílias com núcleos de processamento de 12 bits, 14 bits e 16 bits, e trabalham em velocidades de 0kHz (ou DC) a 48MHz e velocidades de 16 MIPS em alguns modelos. Há o reconhecimento de interrupções tanto externas como de periféricos internos



[pic]



3 – SERVOMECANISMO

É um sistema que possui a interação mecânica-elétrica.Um braço robótico é um exemplo clássico de servomecanismo. Os motores (parte mecânica) somente se movem conforme o controle (parte elétrica/eletrôncia) ordena.



3.1 – SISTEMA - SERVOMECANISMO

Servomecanismos são sistemas de controle destinados a alcançar um comando de quantidade mecânica precisa (posição, orientação, velocidade, aceleração etc.).
Um exemplo de aplicação de...
tracking img