Microcontroladores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Criando um projeto para programação de MCU

INTRODUÇÃO

Nessa aula teremos por objetivo a criação de programa padrão para microcontrolador PIC utilizando o ambiente de desenvolvimento MPLAB IDE, e o compilador CCS compiler. Antes de iniciarmos na utilização dos microcontroladores vamos entender como que funciona a elaboração de um projeto completo aonde entra a programação e os programas quevamos utilizar nesse primeiro programa.

Quando se inicia um novo projeto os esforços utilizados tem por objetivo a solução de um problema, para realizar o projeto é feito antes de construí-lo uma solução teórica para a determinada situação e depois se aplica a solução pratica para a execução do projeto, dentro deste contexto nossos conhecimentos adquirido dentro do curso serão utilizados pararealização de projetos, agora veremos como se desenvolve a solução teórica na figura abaixo.

Para a realização de um projeto microcontrolado é necessário algums softwares para elaboração e teste do projeto, nas próximas aulas será utilizado o software MPLAB IDE da empresa microchip fabricante dos microcontroladores PIC para a programação das CPU`s, e o PROTEUS software de criação de esquemas, eelaboração de placa de circuito impresso (este segundo não será utilizado no nosso curso).

[Mplab IDE] (Integrated Development Environment)
É um software com ambiente de desenvolvimento integrado licenciado a empresa microchip das utilidades do software podemos criar projetos para MCU`s, programar em assembly ou em c, compilar, traduzir em linguagem de maquina, e gravar apagar ler programasem microcontroladores. E importante que o aluno tenha consciência de que, da mesma forma que existe uma infinidade de microcontroladores no mercado (PIC, dsPIC, DSP, ARM, etc). temos, além do Mplab, diversas plataformas (IDE) e compiladores para desenvolvimento de projetos, por exemplo: [HITECH], [MicroC], [CCS], dentre outros, que apresentam particularidades próprias para descrição de código fontee portanto não são compatíveis uns com os outros.

Tela inicial do MPLAB IDE

Trataremos neste curso apenas a criação, execução e teste do software que vai dentro do microcontrolador pic.

Iniciando o projeto no MPLAB IDE
Na janela “untitled workspace” aparecerão todos os arquivos contidos no seu projeto e a janela “output” mostra o resultado da compilação. Para criar um novo projetofaca: “Project >> Project Wizard...”.

A janela que se abre e uma tela de boas vindas. Clique “Avançar”.

Selecione o dispositivo a ser utilizado. No nosso caso selecione “PIC16F628A” e clique “Avançar”.

Na aba “Active Toolsuite” selecione o compilador a ser utilizado. No nosso caso o “CCS C Compiler for …”. Clique “Avançar”.

Escolha com cuidado o diretório onde for guardar , de um nomepara seu projeto1 (ex: “c:\...\myProject”. ) e clique em “Avançar”. A extensão do projeto e do tipo “.mcp” que significa Microchip® Project.

Na janela que se abre você poderá inserir arquivos em seu projeto2. Neste instante não iremos adicionar nenhum arquivo. Clique “Avançar”.

A ultima tela resume as características do projeto a ser criado: dispositivo, compilador e localização. Clique“Concluir”.

Pronto! Seu projeto esta criado. Na nova área de trabalho do MplabR você vera uma janela com o nome do seu projeto mas com a extensão .mcw (Microchip® Workspace), por exemplo “myProject.mcw”. Esta janela mostra todos os arquivos utilizados no seu projeto. Como ainda não adicionamos nenhum arquivo ela deve estar vazia. A diferença entre .mcp e .mcw e que o project e o projeto em si, e eleque contem todas as informações na hora da compilação. O workspace e uma área de trabalho que carrega seu projeto e a disposição das janelas da maneira que você salvou pela ultima vez. Podese dizer, a grosso modo, que o workspace e o layout do projeto.

Linguagem de programação
Assembly X Linguagem C
A principal diferença entre uma linguagem montada (como assembly) e a linguagem de...
tracking img