Microbiota da agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A microbiota da água e do solo



Índice

* Índice ---------------------------------------------------pág. 2
* Introdução -------------------------------------------- pág. 3
* Objetivos ---------------------------------------------- pág. 4
* Materiais e métodos --------------------------------- pág. 5
* Resultados --------------------------------------------- pág. 8* Discussão ----------------------------------------------- pág. 11
* Conclusão ---------------------------------------------- pág. 13
* Referências Bibliográficas -------------------------- pág. 14

Introdução
Os micro-organismos não vivem isoladamente na natureza, eles interagem com outros organismos e com o meio ambiente. Nesse processo, os micro-organismos realizam diversasatividades essenciais que sustentam a vida na Terra. Mesmo sendo muito pequenos, eles representam cerca da metade de toda biomassa do Planeta. Nenhum habitat natural da Terra sustenta a vida de organismos superiores sem a presença de micro-organismos, enquanto vários habitats microbianos são inadequados para os organismos superiores. Os micro-organismos são ubíquos na superficie, e também nas profundezasda Terra; a extensão dos ecossistemas microbianos excede sobremaneiras os ecossistemas que sustentam as formas de vida superiores. Coletivamente, os micro-organismos tem grande diversidade metabólica, sendo os principais catalisadores dos ciclos de nutrientes na natureza.
Os tipos de atividades microbianas possíveis em um ecossistema dependem da composição de espécies, do tamanho das populaçõese do estado fisiológico dos micro-organismos presentes em cada habitat. As taxas de atividades microbianas são controladas pelos nutrientes e pelas condições de crescimento que prevalecem em seus habitats. Em condições ótimas, as atividades microbianas podem afetar profundamente um ecossistema, diminuindo ou aumentando as atividades de outros organismos e dos organismos macroscópicos que vivemnele.
Os principais ecossistemas microbianos incluem os solos e a água doce, esse ultimo consistindo nos lagos, lagoas, rios e riachos. Esses ecossistemas podem variar muito quanto a estrutura fisica, composição de nutrientes e temperatura, com todos esses fatores influenciando a diversidade e abundancia dos micro-organismos presentes.
Veremos aqui a presença de micro-organismos em diversoslugares, incluindo os presentes em uma amostra de agua e de solo, coletada no lago Paranoá e na Estação de Biologia/UnB respectivamente, para observar sua ubíquidade e suas caracterisitcas.

Objetivos

* Demonstrar a presença e distribuição dos micro-organismos em diferentes locais;
* Observar,quantificar e diferenciar os tipos de micro-organismos encontrados de amostras de solo e de água;* Fazer o isolamento de dois tipos diferentes de micro-organismos em cada uma destas amostras, para estudá-los melhor;
* Fazer a coloração bacteriana pelo método de Gram de isolados provenientes da amostra de solo e água, para fazer a diferenciação de bactérias presentes.

Materiais e Métodos

Atividade 1
Materiais utilizados:
* Placa de Agar simples, do qual apresenta 1,0g depeptona, 0,5g de NaCl, 0,3g de extrato de carne, 1,5g Agar, 100 mL de água destilada e pH 7,2-7,4;
* Cotonete
Métodos:
* Com uma caneta, foi dividido a placa de Agar simples em quatro partes iguais;
* Com o cotonete, foi pego na superfície de um dedo limpo, de um dedo sujo e da superfície de uma mochila os micro-organismos ali presentes e assim colocados na placa de Agar simples, emcada quadrante da placa, e por ultimo foi colocado um fio inteiro de cabelo no quadrante restante.

Atividade 2
Materiais utilizados:
* Agar simples em placa;
* Tubo contendo solução salina estéril;
* Alça descartável estéril;
* Espátula;
* Bico de Bunsen;
* Frascos com tampa de rosca;
* Pipetas graduadas de 10 e 1 mL;
* Amostra de solo;
* Amostra de água....
tracking img