Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Doenças

DST (Cancro mole)

Sinônimos: Cancróide, cancro venéreo simples, "cavalo"

Agente: É uma DST, causada pela bactéria Haemophilus ducreyi.

Transmissão: É uma doença altamente contagiosa, transmitida apenas durante a relação sexual (vaginal, anal e oral) quando não há o uso de preservativos. Todavia, pode afetar também o ânus e, mais raramente, os lábios, a boca e a garganta.Ocorre com mais frequência em indivíduos do sexo masculino, acometendo, na maioria das vezes, o prepúcio, enquanto que nas mulheres afeta o colo uterino e os grandes e pequenos lábios.

Sintomas: Após adquirir a bactéria através do ato sexual, irá levar alguns dias (período de incubação é de 2 a 5 dias) para surgir os sintomas. Esta doença apresenta-se como úlceras dolorosas com a base mole,avermelhada (hiperemiada), com fundo purulento e de formato irregular que compromete especialmente a genitália externa. Os linfonodos regionais (inguinais) apresentam-se infartados e facilmente palpáveis; quando a doença não é tratada; estes gânglios podem irromper na pele drenando pus.

Tratamento: é feito com o uso antibióticos, higiene local e aplicações de compressas com permanganato de potássiodiluído ou água boricada. Nos casos de inflamações purulentas, o líquido é retirado cirurgicamente. O correto é que o paciente seja acompanhado por três meses para que haja a certificação de que houve a cura completa. Recomenda-se que o parceiro também se submeta aos exames e ao tratamento para que não haja a possibilidade de um novo contágio.

Prevenção: Como essa doença é transmitidaexclusivamente por meio do ato sexual, sua prevenção é feita através do uso de preservativos (camisinha). Nos casos de infecção de gestantes, essa deve informar imediatamente o médico, pois mesmo não apresentando riscos ao feto, o tratamento é importante. Higienização genital antes e após o relacionamento sexual.
Gonorréia
Sinônimos: Uretrite Gonocócica, Blenorragia, FogagemAgente: É uma DST causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae ou gonococo.
Transmissão: É infecciosa e contagiosa, sexualmente transmissível, que prolifera sem nenhuma dificuldade nas partes do aparelho reprodutivo que se revelam mais úmidas, como o cérvix, o útero e os tubos de falópio nas mulheres; na uretra, tanto nos homens quanto no sexofeminino. Esta bactéria também pode escolher outras áreas do organismo para o seu crescimento, como a boca, a garganta, os olhos e o ânus.
Sintomas: Esta doença atinge preferencialmente as células da uretra, evitando as superfícies escamosas da vagina e do útero. A doença é transmitida não só através de relações sexuais completas, mas também no mero contato com o pênis, a vagina, o ânus, e atémesmo com a boca. Portanto, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso haver a ejaculação para a transmissão da gonorréia. A infecção pode ocorrer igualmente durante o parto, se a mãe estiver contaminada, ou por vias indiretas, com o compartilhamento de artigos de higiene íntima femininos, raras vezes em vasos sanitários, ou pela utilização de agulhas contagiadas. Quando estão presentes,exteriorizam-se na forma de corrimento intenso, com segregação de pus – na uretra, em homens e mulheres, ou na vagina -; coceira na uretra e ardor na hora de urinar, complementados no sexo feminino com um estado de incontinência urinária; às vezes pode haver também um pouco de febre. È possível, em alguns momentos, haver uma séria evolução da doença, com a dispersão desta enfermidade pelo aparelhoreprodutor superior. Ocorrem então fortes dores abdominais depois de algumas semanas, dentro de um contexto conhecido como Doença Inflamatória Pélvica, em conseqüência de um processo infeccioso que atinge o útero, as trompas de falópio e o abdômen. A mulher pode, como resultado deste agravamento, tornar-se infértil – aliás, esta enfermidade é uma das maiores fontes de esterilidade feminina, pode...
tracking img