Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NÚMERO MAIS PROVÁVEL (NMP)
Essa técnica estatística tem como base o seguinte principio; quanto maior o número de bactérias em uma amostra maior será o numero de diluições necessárias para reduzir adensidade até um ponto no qual mais nenhuma bactéria esteja presentes nos tubos de diluição seriada. (TORTORA,et al; 2012).
O método do NMP permite calcular o número de um microorganismo específiconuma amostra de água, utilizando tabelas de probabilidade.
Diluições decimais da amostra são inoculadas em séries de tubos contendo meio líquido selectivo. Os tubos são positivos quando têmcrescimento e/ou produção de gás de fermentação. A densidade bacteriana é determinada pela combinação de resultados positivos e negativos numa tabela designada por tabela do NMP.
Este método é constituídopor três testes: Teste Presuntivo, Teste Confirmativo , Teste Completo.
O Teste Presuntivo fornece uma estimativa preliminar da densidade do grupo bacteriano baseada no enriquecimento em meiominimamente restritivo. Os resultados deste teste não podem ser usados sem confirmação posterior.
O Teste Confirmativo é a segunda fase do NMP.
Os tubos considerados positivos no teste anterior sãoinoculados em tubos de meio mais selectivo e inibidor. As reacções positivas são lidas e a densidade calculada com a ajuda da tabela NMP.
O Teste Completo é a terceira etapa. É utilizada apenas nadeterminação do número de coliformes totais. Os tubos positivos do teste anterior são submetidos a testes adicionais para isolamento e identificação dos microorganismos. Devido à morosidade desteteste, ele não é normalmente utilizado.

1° Artigo:


2° Artigo:



Peso seco:
Uma das melhores maneiras de medir o crescimento de organismos filamentosos é pelo pesoseco. Nesse procedimento o fungo é removido do meio de crescimento, filtrado para remover outros materiais e seco em dissecador, sendo então pesado. Para bactérias, o mesmo procedimento básico é...
tracking img