Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2ª aula

Concepção Inatista

Na concepção Inatista o sujeito já nasce com ideias, com algumas coisas que já estão pré definidas e pré determinadas , cada sujeito vai apresentar umapeculiaridade, uma característica que ao nascer ele já trás com ele, ideias inatas, ideias que trás no seu fazer diário, na sua ação, na medida que vai interagindo com esse ambiente, com seu meio, elejá vai manifestando, influenciando, direcionando a sua ação. O que o sujeito trás de temperamento, de desejo, de vontade, aquilo que ele vai manifestar: os interesses, as vontades, os caminhos que vaibuscar trilhar, já estão prontos ao nascer pouca influencia o ambiente vai exercer sobre o sujeito, pois já esta pré determinado geneticamente.

Responsabiliza-se o sujeito do não fazer, donão aprender, delegando toda a responsabilidade do êxito ou do fracasso do sujeito em função de uma organização genética, é porem uma concepção u pouco pessimista. O professor, nessa concepção será umfacilitador, guiar o aluno, facilitar o que está pré definido, aquilo que já nasce ao sujeito, esse sujeito vai ser guia do próprio fazer acadêmico.

Concepção Interacionista

ConcepçãoInteracionista leva em conta o sujeito organicamente e o ambiente que juntos vão formando o sujeito. O sujeito passa a atuar, passa a ter uma responsabilidade junto com o ambiente na transformação ena aprendizagem, na modificação de comportamento faz parte da construção do conhecimento, não passivamente e nem definido geneticamente.

Dentro dessa concepção encontramos Piaget(interacionista) e Vygotsky (sociointeracionista) ambos dando ênfase ao organismo e um ambiente exercendo uma influencia tanto um para com o outro para o desenvolvimento do sujeito.

Essa concepção é umprocesso de inclusão que aceita-se cada um nas suas individualidades, nas suas peculiaridades, é uma concepção positiva e otimista.

RU:812280

Ponto de vista:

Cada ser tem...
tracking img