Microbiologia - controle microbiologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
O bem estar do nosso organismo depende em grande parte da capacidade do homem em controlar a população dos microrganismos, visando a prevenção da transmissão de doenças, evitandoa decomposição de alimentos e evitar a contaminação da água e do ambiente (CETESB, 1978). Os principais meios de controle microbiano são através de agentes químicos e físicos.
2 OBJETIVOEntender o funcionamento dos agentes físicos e químicos e diferenciar os termos do controle biológico.

3 METODOLOGIA
3.1 Agentes Químicos

A placa de petri com ágar foi divida em quatro quadrantes(Fig.1A), após a placa foi incubada à 35-37°C por uma semana, após esse périodo foi feita a leitura da placa, quanto ao tamanho, coloração, borda, relevo após foi feito também a análisemorfotintorial em microscopia optica de uma colonia selecionada presente no quadrante 1.
A[pic] B [pic]
Figura 1. Esquemas ilustrativos da execução das práticas na placa de petri com o ágar (A) AgentesQuímicos e (B) Agentes Físicos.

3.2. Agentes Físicos
A bacteria Proteus mirabilis NEWP 0133 foi semeada em placa de petri com estriamento simples. A cultura bacteriana foi colocada embanho-maria em diferentes temperaturas (Fig.1B), após a execução de todas as inoculações os meios foram incubados à 35-37°C.


3.3 Coloração de Gram
Uma alçada da colônia foi transferida através deum esfregaço para uma lâmina que em seguida foi passada na chama do bico de Bunsen para fixação do mesma. Em seguida os devidos corantes, Cristal Violeta após um minuto o verso foi lavado com águacorrente, Lugol (1 minuto) lavar o verso, Álcool absoluto por 15 segundos, após lavar com água corrente o verso. Por ultimo o esfregaço foi coberto com o corante fucsina por cerca de 30 segundos, lavare secar o verso. Feita a identificação da célula corada na objetiva de imersão (100X).

4 RESULTADOS

4.1 Resultados do controle microbiologico dos agentes químicos e físicos.

Tabela 01....
tracking img