Fisio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Órgãos genitais masculinos
Os órgãos genitais masculinos consistem dos testículos e epidídimos, que se acham alojados no escroto, os ductos deferentes, que estão contidos nos funículos espermáticos, numa parte de seu trajeto, as vesículas seminais, os ductos ejaculatórios, a próstata, as glândulas bulbo-uretrais e o pênis. Todos estes são pares, com exceção da próstata e do pênis, que sãoímpares. O escroto e o pênis são classificados como órgãos genitais externos.
Os espermatozóides, formados no testículo, são os constituintes essenciais do líquido seminal. Eles passam do testículo para o epidídimo, onde são armazenados. Uma secreção mucóide de epidídimo forma um dos constituintes do líquido seminal. Após sua saída do epidídimo, os espermatozóides atravessam o ducto deferente e oducto ejaculatório e passam para a uretra, através da qual alcançam o exterior.
Os constituintes restantes do líquido seminal são produzidos nas vesículas seminais, na próstata, nas glândulas bulbo-uretrais e nas glândulas uretrais. As secreções destas estruturas, que são, às vezes, chamadas órgãos glendulares genitais acessórios, são lançados na uretra.

GARDNER, Ernest; GRAY, Donald James;O'RAHILLY, Ronan. Anatomia : estudo regional do corpo humano. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1967.



Funções reprodutoras e hormonais masculinas
As funções reprodutoras masculinas podem ser divididas em três grupos principais: primeiro, a espermatogênese, que significa simplesmente a formação de espermatozóides; segundo, o desempenho do ato sexual masculino; e terceiro, aregulação das funções reprodutoras masculina pelos vários hormônios. Associados a estas funções reprodutoras estão os efeitos dos hormônios sexuais masculinos sobre os órgãos sexuais acessórios, o metabolismo celular, o crescimento e outras funções do corpo.

Espermatogênese
A espermatogênese ocorre em todos os túbulos seminíferos durante a vida sexual ativa como resultado da estimulação dos hormôniosgonadotrópicos da hipófise anterior, começando, em média, aos 13 anos de idade e prolongando-se por toda a vida.

Etapas da espermatogênese
Os túbulos seminíferos contêm grande número de células epiteliais germinativas chamadas de espermatogônias, localizadas em duas a três camadas ao longo da borda externa da estrutura tubular. Estas proliferam continuamente para manter seu númeroconstante, e uma porção delas se diferencia por estágios definidos de desenvolvimento para formar espermatozóides.
Na primeira etapa da espermatogênese, espermatogônias primordiais localizadas imediatamente adjacentes à membrana basal do epitélio germinativo, chamadas de espermatogônias do tipo A, dividem-se quatro vezes para formar 16 células ligeiramente mais diferenciadas: as espermatogônias tipo B.Neste estágio, as espermatogônias migram centralmente entre as células de Sertoli. Estas são células muito grandes, com envoltórios citoplasmáticos dispersos, que se estendem a partir das camadas das células das espermatogônias por todo o trajeto até a luz central do túbulo. As membranas das células de Sertoli encontram-se intimamente aderidas umas as outras nas bases e porções laterais,formando uma barreira que impede a penetração, a partir dos capilares em volta dos túbulos, de grandes moléculas de proteína, como as imunoglobulinas, que poderiam interferir com o desenvolvimento adicional das espermatogônias a espermatozóides. No entanto, as espermatogônias, destinadas a se transformarem em espermatozóides, penetram através desta barreira e são envolvidas pelos prolongamentoscitoplasmáticos das células de Sertoli. Esta íntima relação com as células de Sertoli continua por todo o resto do desenvolvimento do espermatozóide.
MEIOSE. Por um período de 24 dias em média, cada espermatogônia que cruza a barreira para dentro da camada da célula de Sertoli torna-se progressivamente modificada e aumentada para formar um grande espermatócito primário. Ao fim dos 24 dias, cada...
tracking img