Micribioloogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MICROBIOLOGIA
INTRODUÇÃO AO MUNDO DOS MICRORGANISMOS
Os microrganismos são definidos, em princípio, como seres microscópicos, individualmente invisíveis a olho nu. Apesar de ser uma visão bastante simplificada, pode-se dizer que, de maneira geral, esta é uma definição correta. São os seres vivos dotados de maior diversidade biológica conhecida, tanto morfológica como fisiológica eecológica. Podem apresentar formas celulares as mais variadas, são metabolicamente capazes de realizar todos os tipos de reações bioquímicas conhecidas e podem ser encontrados em praticamente todos os ambientes, dos mais simples aos mais extremos. Quanto á obtenção de energia, esta pode se dar por processos tanto quimiotróficos como foto tróficos, e tanto como litotróficos.

CÉLULAS PROCARIÓTICA EEUCARIÓTICA
Os microrganismos são estruturas bastante organizadas, capazes de crescer e se reproduzir e possuem o DNA (ácido desoxirribonucléico), que é a molécula responsável pela hereditariedade. Os principais grupos microbianos conhecidos são:
- OS VÍRUS;
- AS BACTÉRIAS;
- AS ARQUEAS;
- AS ALGAS

De acordo com sua organização celular e estrutural, podem ser classificadas emPROCARIOTOS( células sem núcleo com MEMBRANA ) e em EUCARIOTOS ( células com núcleo com MEMBRANA ). Estudos filogenéticos, usando análise do RNA ribossomal (rRna ), levaram ao sistema de classificação dos seres vivos proposto por Carl Woese.

PRINCIPAIS GRUPOS DE MICRORGANISMOS E SUA ESTRUT. CELULAR
GRUPO ORGANIZAÇÃO CELULAR
VÍRUS---------------------------- Não apresentam estrutura celular
ARQUEAS ----------------------- Célula procariótica
BACTÉRIAS --------------------- Célula procariótica
ALGAS --------------------------- Célula eucariótica
PROTOZOÁRIOS -------------- Célula eucariótica
FUNGOS ------------------------ Célula eucariótica

ESTRUTURA DA CÉLULA MICROBIANA
Existem diferenças básicas na estrutura eorganização celular dos dois grupos microbianos, os procariotas e os eucariotas. O DNA nas bactérias e arqueas é circular, e não está no núcleo como nos eucariotas, que possuem DNA linear. Todos os microrganismos possuem membrana citoplasmática, uma barreira semipermeável que compartimentaliza a célula. Possuem também os ribossomos, nos quais ocorre a síntese de proteínas. A célula procarióticapossui uma organização mais simples, sem organelas, que são compartimentos internos envoltos por
membranas, e que caracterizam a célula eucariótica. As organelas encontradas nos eucariotas são o retículo endoplamástico(síntese de proteínas e lipídeos), o complexo de Golgi (processamento e transporte de proteínas e outras substâncias), as mitocôndrias(respiração-geração de ATP) oucloroplastos(fotossíntese-geração de ATP), e os lisossomos, que possuem as enzimas digestivas.
Outra estrutura que pode ser encontrada nos microrganismos é a PAREDE CELULAR, que em BACTÉRIAS é composta por uma PEPTIDEOGLICANA e em ARQUEAS pode ser PROTÉICA-GLICOPROTÉICA ou mesmo uma PSEUDOPEPTIDEOGLICA.
FUNGOS e ALGAS também apresentam um outro tipo de PAREDE CELULAR, mas a função básica é a mesma:proteger as células do CHOQUE OSMÓTICO. Os FLAGELOS, sem microtúbulos, são as estruturas responsáveis pelo MOVIMENTO CELULAR dos procariotos, e aqueles com microtúbulos possuem a mesma função em eucariotas.
Somente as BACTÈRIAS possuem ENDOSPOROS, que são formas de RESISTÊNCIA, enquanto o CITOESQUELETO, uma estrutura de suporte de ORGANELAS dentro das células, só é encontrado em eucariotas.As principais diferenças entre os microrganismos procariotos e eucariotas se encontram esquematizados na figura a seguir.

DEZENHO
Os microrganismos estão presentes em todos os ambientes terrestres, interagindo com estes e com outros seres vivos. Possuem múltiplos papéis, podendo ser causadores de doenças humanas em animais, plantas e outros organismos vivos, além de serem agentes de...
tracking img