Meus trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1751 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Propriedades Coligativas são aquelas propriedades das substâncias puras que são modificadas quando se adiciona um soluto não volátil a elas.
Essas propriedades, portanto, não são explicadas pela natureza da substância, mas sim pela quantidade de suas moléculas, partículas ou átomos.
O estudo das quatro propriedades coligativas (Tonoscopia, Ebulioscopia, Crioscopia e Osmose) permite responder eentender questões como:
• Por que se acrescenta sal ao gelo para gelar cerveja em lata?
• Por que, acrescentando sal ou açúcar a uma quantidade de água que está iniciando fervura, ela para de ferver?
• Por que as águas dos oceanos não congelam totalmente, mesmo em locais muito frios, com a temperatura abaixo de 0°C?
• O que acontece quando se coloca sal sobre um pedaço de carne?
• O queacontece com um pedaço de fruta desidratada dentro de um recipiente com água?
• Por que o peixe do rio não consegue sobreviver no mar e vice-versa?
Tonoscopia

*
*
*
*
Também denominada de Tonometria, esta propriedade coligativa estuda a diminuição da pressão máxima de vapor de um solvente causada pela adição de um soluto não-volátil. As propriedades coligativas são propriedadesque se originam a partir da presença de um soluto não-volátil e um solvente.

A fórmula para o cálculo da Tonoscopia segue abaixo:

Δp = P2 – P, onde:

P = pressão de vapor da solução
P2 = pressão de vapor do solvente

Quando um líquido entra para o estado de vapor, estabelece novas interações, sendo que a quantidade de solvente presente nesta nova fase vai determinar a chamada pressãode vapor. A pressão de vapor de uma solução corresponde à quantidade de solvente na fase gasosa e existe uma relação entre o abaixamento da pressão máxima de vapor e o número de mols do soluto presente em uma solução. Levando em conta este conceito podemos estabelecer o seguinte:

Quanto maior for o número de mols do soluto não-volátil na solução, maior será o abaixamento da pressão máxima devapor.

Sabe-se que toda solução tende a um equilíbrio, e este pode ser atingido se considerarmos a Lei de Raoult: a pressão de vapor de um solvente em uma solução é igual ao produto da pressão de vapor do líquido puro presente nesta solução, se considerarmos a fração molar do líquido. Veja a fórmula que permite calcular esse princípio:

p2 = p0 • x2

Onde:

p2 = pressão de vapor do líquidona solução
p0 = pressão de vapor no líquido puro
x2 = fração molar do líquido na solução

Ebulioscopia

*
*
*
*
*
Ebulioscopia ou Ebuliometria é a propriedade coligativa que estuda a elevação da temperatura de ebulição do solvente em uma solução. Para que um líquido entre em ebulição é necessário aquecê-lo até que a pressão de vapor fique igual à pressão atmosférica,até aí tudo bem, mas quando existem partículas insolúveis em meio ao solvente o processo é dificultado, a Ebulioscopia surge então para explicar este fenômeno.

A fórmula usada para o cálculo é:

Δte = Te2 - Te, onde:

Te = temperatura de ebulição da solução
Te2 = temperatura de ebulição do solvente

Um exemplo de Ebulioscopia surge no preparo do café: quando adicionamos açúcar na águaque estava prestes a entrar em ebulição. Os cristais de açúcar antes de serem dissolvidos pelo aquecimento constituem partículas que retardam o ponto de ebulição da água, ou seja, o líquido vai demorar um pouco mais a entrar em ebulição.

Essa propriedade foi estudada pelo cientista francês François Marie Raoult(1830-1901) e seus estudos o levaram à seguinte conclusão:

Quando o ponto deebulição de um líquido é elevado pela presença de um soluto não volátil, o novo valor é diretamente proporcional ao número de mols da solução. Esta é a relação entre o efeito ebulioscópico e a concentração da solução, mais conhecida como Lei de Raoult.
Crioscopia

*
*
*
*
*
Também conhecida como Criometria, a Crioscopia estuda a diminuição do ponto de congelamento de um...
tracking img