Meus trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
o designer e a industrialização

JULIANA VALNIER SARTORI [1]


RESUMO:


DIANTE DE UM CRESCIMENTO DESENFREADO DA POPULAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO, TEMOS UM PROBLEMA ENORME PARA SER RESOLVIDO: O ESGOTAMENTO DA NATUREZA, E TONELADAS DE LIXO NÃO-RECICLÁVEL PRODUZIDO DIARIAMENTE. O DESIGNER ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO A ESSES PROCESSOS INDUSTRIAIS, E DEVE TER CONSCIÊNCIA DO IMPACTO QUE OS PRODUTOSCRIADOS SEM UM PLANEJAMENTO ECOLÓGICO PODE PROVOCAR NO PLANETA. ESTE ARTIGO FALA UM POUCO SOBRE QUAL O PAPEL SOCIAL DO DESIGNER DENTRO DESTE CONTEXTO, FOCANDO O DESIGN SUSTENTÁVEL. O DESIGNER DEVE VISAR A SUSTENTABILIDADE DO PLANETA EM TODOS OS PROCESSOS DA FABRICAÇÃO DE PRODUTOS, E NÃO EM APENAS UMA ETAPA.


palavras-chave:


DESIGN SUSTENTÁVEL; PAPEL SOCIAL DO DESIGNER; INDUSTRIALIZAÇÃO.o designer

Mesmo dentro de uma sociedade globalizada, ao primeiro momento não é fácil responder qual é o papel social do designer. Seria muito mais fácil para qualquer cidadão responder qual o papel social de outras profissões mais antigas, tais como o médico, o professor ou ainda o engenheiro.
Mas ao parar e analisar todo o cenário material que nos cerca, pode-se perceber que objetos,embalagens, eletrodomésticos, móveis, automóveis, entre outros, são fabricados a partir do projeto de um ou mais designers. Sem que se perceba, o design está presente em nossas vidas, em praticamente todos os momentos.
Diante de um mercado tão competitivo, com tantas opções e variedade de produtos se renovando a cada dia, como conseguir se destacar e acompanhar as tendências do mercado? É nestemomento que entra o designer.
Segundo Kindlen Jr. et al (citado por Luciana Camargo et al), para criar um objeto em condições de competir com os previamente existentes é necessário inovar nos materiais, no design e nos processos de fabricação. Um produto sem algum diferencial provavelmente terá muito menos chance no mercado, do que aqueles que apresentarem. Pois além de terem umadiferenciação no seu design, ergonomia, ou funcionalidade, o produto deve acima de tudo ser sustentável, e acessível a todos.
O designer deve primordialmente ser um profissional consciente, para não somente se preocupar no bem estar dos consumidores, mas sim de todo o planeta.


1 consumo consciente

O processo industrial possibilitou uma qualidade de vida muito melhor para nossas gerações,empregando um valor acessível aos bens materiais, e auxiliando no avanço da tecnologia. Todo esse avanço tecnológico e industrial exigiu muito do nosso planeta e meio ambiente, e como conseqüência pode-se citar alguns dos maiores problemas que vem se enfrentando atualmente: o aquecimento global.
Diante de nossos olhos observa-se uma vida cheia de confortos, produtos industrializados, dia-a-diafacilitado por automóveis e energia elétrica. Mas se esquece que por trás de tudo isso há florestas sendo desmatadas diariamente, lixos tóxicos eliminados pelas indústrias de maneira irregular, contaminação de nossos rios e nascentes, gases poluentes despejados aos montes na atmosfera.
Segundo a ONU1[2], a população do planeta já atingiu da casa dos sete bilhões, e em média cada pessoa produz 1 kg delixo diariamente. O que é feito com todo esse montante? É destinado de maneira correta, separado para a reciclagem, e reaproveitado ao máximo os materiais? Infelizmente a resposta é não. É claro que todos estes processos existem, mas ainda são em números muito baixos para se obter um desenvolvimento sustentável.
A industrialização cresceu em ritmo tão acelerado nos últimos tempos que já érealidade a escassez de matérias-primas não-renováveis de nosso planeta. Somente diante destas estatísticas é que se começa a pesquisar novas maneiras de manter o progresso, sem agredir o meio-ambiente. De que maneira os designers podem contribuir para tentar mudar esta triste realidade?
O designer possui um papel fundamental para ajudar o planeta a reverter estas estatísticas. Ele está diretamente...
tracking img