A pratica da pesquisa na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A PRÁTICA DA PESQUISA NA ESCOLA
Uma contribuição para o processo ensino-aprendizagem dos alunos





Sandra Regina Rosa da Costa

Instituto Superior de Educação – ISEI – ASSELVI
Curso Normal Superior (NEF 47) – Trabalho de Graduação
02/04/04






RESUMO



A utilização da pesquisa como suporte pedagógico no processo de ensino-aprendizagemcontribui e facilita o fazer pedagógico do professor desde que a mesma seja no sentido de princípio educativo no processo de ensinar.O professor através da Educação Emancipatória muda sua postura de mero repassador de conteúdos produzidos, para mediador/pesquisador da construção do conhecimento de seus alunos. O enfoque principal do tema visa mostrar ao professor as contribuições e as possibilidades dese trabalhar a pesquisa com o aluno, trabalhando para um Educar pela Pesquisa, possibilitando aos educandos desenvolver por meio da interdisciplinaridade os conceitos necessários à educação deste século, transformando-o em cidadão atuante na sociedade, com ética e cidadania. A tarefa não é fácil, pois os alunos já se habituaram a receber seus conteúdos prontos sem o exercício de pensar. Buscamosmostrar a tarefa contrária, em que o professor tenha a postura de mediador/pesquisador e construtor do conhecimento, fazendo com que os alunos se apropriem daquilo que para eles é significativo e assim interagindo com o seu meio social.




Palavras-chave: Pesquisa; Conhecimento; Mediação; Professor Pesquisador.





1 INTRODUÇÃO


A escola de Ensino Fundamental temavançado muito no decorrer dos últimos anos. Porém, ainda encontramos muitos desafios a serem alcançados no que diz respeito à aprendizagem e assimilação do conhecimento feita pelos alunos. Então questionamos como o trabalho de pesquisa pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de nossos educandos?


Um desses desafios é o modo como nossos alunos aprendem e como nós educadoresensinamos. Muitos professores colocam para os alunos seus conteúdos prontos, repassando apenas o conhecimento. É dessa forma que vemos que o trabalho de incentivo à pesquisa dentro da sala de aula possa fazer a diferença.


Buscar o conhecimento através da pesquisa pressupõe a aquisição de conhecimentos, mudanças de posturas e exercício da cidadania. A criança que aprende pesquisando recria oseu ambiente de forma diferenciada, compreende o contexto em que está inserida, sente-se sujeito do processo e aprende a mudar o meio em que vive.


Com esse trabalho pretendemos encorajar mais os educadores a praticarem o exercício da pesquisa com seus alunos, não de forma aleatória, de pura cópia de livros nas bibliotecas, mas de forma freqüente, viva e significativa. Para isso,buscaremos consolidar nossos estudos dialogando com autores que defendem o exercício da pesquisa como meio de princípio educativo, para podermos entender o processo pelo qual nosso aluno aprende, garantindo-lhe a aprendizagem num todo, de forma significativa, respeitando seus tempos, espaços e suas competências.




2 DEFININDO A PESQUISA


Não há um conceito único sobre o que épesquisar. Principalmente porque a pesquisa geralmente é concebida como meio científico do conhecimento, sendo realizada e idealizado por cientistas e teóricos sociais. Porém, na contemporaneidade, percebemos que a todo o momento utilizamos a pesquisa como instrumento de ação e reflexão no nosso cotidiano.


Pesquisa é uma palavra que veio do espanhol, herdado do latim do verbo perquiro, quesignificava “procurar; buscar com cuidado; procurar por toda a parte; informar-se; inquirir; perguntar; indagar bem; aprofundar na busca”. (Bagno,1998). Ainda hoje se buscarmos em dicionário, a pesquisa representa o mesmo significado, porém vai além do seu sinônimo, pois com ela buscamos também conhecimento de tudo o que para nós venha a ser significativo. Não conseguimos pesquisar sem que o...
tracking img