Meu trampo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
abnegação - Sacrifício, Renúncia.
absolutismo - é uma teoria política que defende que alguém (em geral, um monarca) deve ter poder absoluto, isto é, independente de outro órgão.
acoitar - acolher, agasalhar
acepção - s.f. Sentido em que uma palavra é empregada: acepção própria; acepção figurada: (Ex.: o calor [acepção própria] do fogo; o calor [acepção figurada]. Sin.: interpretação, sentido,significação.
Separação, escolha, abstração.
Ex.: Deus não faz acepção de pessoas
alcunha - apelido dado a alguém, e derivado de qualquer particularidade física ou moral. Sin.: Cognome, Apelido...
As alcunhas mais comuns normalmente têm origem em características físicas do indivíduo, como aleijadinho, manco, caolho, quatro-olhos. Também são fontes de inspiração para os apodos alguns ofícios(padeiro, leiteiro, roceiro) e o local de origem (alemão, japonês, baiano, carioca).
algoz - torturador, carrasco, pessoa cruel
adversidades - infortúnio, desgraça
Ex.: "A melhor forma de aceitar as adversidades é transformando-as."
alienado - que perdeu a razão, demente, insano, insensato
altruísmo (ao contrário de egoísta)- é qualidade de pessoas que querem o bem de outras pessoas, amordesinteressado pelas pessoas, sem impor condições, como proteger o Planeta, o Meio Ambiente para estender esses valores naturais para a próxima geração de pessoas e por amor a Natureza.
aristocracia - (do grego (aristos), melhores; (kratos), poder, Estado), literalmente poder dos melhores, é uma forma de governo na qual o poder político é dominado por um grupo elitista. Normalmente, as pessoasdesse grupo são da classe dominante, como grandes proprietários de terra (latifundiários), militares, sacerdotes...
arrestar - confiscar
atroz - terrível, horrível
austero - severo
azorrague - chicote, açoite
balança comercial - Balança comercial é um termo econômico que representa as importações e exportações de bens entre os países.
Dizemos que a balança comercial de um determinado paísestá favorável, quando este exporta (vende para outros países) mais do que importa (compra de outros países). Do contrário, dizemos que a balança comercial é negativa ou desfavorável.
A balança comercial favorável apresenta vantagens para um país, pois atrai moeda estrangeira, além de gerar empregos dentro do país exportador.

ceo - Diretor executivo (Chief executive officer )
coexistir - v.i.Existir ao mesmo tempo.
compadecer - ter compaixão de, penalizar-se
compadrio -Relações amistosas entre compadres; compadrado (em muitas partes do Brasil o compadrio é laço mais forte que o do sangue). Familiaridade, intimidade. Favoritismo.
compilar - [Verbo]- Coligir; juntar; reunir; selecionar; enfeixar.
Reunir em um só texto (escritos ou leis)
concumitância (concuminado) -Simultaneidade de dois e diversos.
consternador - muito deprimente
contrastado - comparado a.
contraste - opor-se a, estar contra a luz
controvertido - discutido, debatido
dedução - Ação de deduzir. Subtração, diminuição. Abatimento, desconto.
demagogia - a arte de conduzir o povo, é a estratégia de obter poder político apelando aos preconceitos, emoções, medos, vaidades e expectativas do público
-demagogo - aquele que lisonjeia a multidão, às vezes para tirar proveito pessoal. Agitador que excita as paixões populares.
Ex.: "O segredo do demagogo é de se fazer passar por tão estúpido quanto a sua plateia, para que esta imagine ser tão esperta quanto ele."
-- Karl Kraus --
"Com as pesquisas indicando até 12% dos votos, os partidos tradicionais criticaram o programa populista e demagogo eacusaram os esquerdistas de aproximarem-se dos neonazistas. A campanha, contudo, não surtiu efeito e A Esquerda transformou-se no quarto maior partido alemão no Parlamento, com 8,7% dos votos e 53 cadeiras". Folha de São Paulo, 08/11/2009
deságios - s. m. perda de ágio; desvalorização, depreciação.
Diferença entre o valor real e o nominal de uma moeda, quando este é superior àquele.Diferença...
tracking img