Qualidade de vida - ginastica laboral e ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE COMUNITÁRIA DE CAMPINAS III
PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

COMO A GINÁSTICA LABORAL PODE MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Campinas- SP
2012
ANA LÚCIA RA
ANDRÉA MARTINS DE BARROS RA 2236932412
CAMILA RA
ROSANA RA

COMO A GINÁSTICA LABORAL PODE MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Trabalho apresentado àFaculdade Comunitária de Campinas III – Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção do título em Psicologia Organizacional sob orientação da Professora Marta Bartira.

Campinas- SP
2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 05

2. PESQUISA DE CAMPO 11

3. DESENVOLVIMENTO 12

4. CONCLUSÃO 13

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

6. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 15LISTA DE FIGURAS E GRÁFICOS

FIGURA 01 11

1. INTRODUÇÃO

Para Limongi-França (2004), a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem critérios que devem ser verificados como a compensação justa e adequada, as condições de trabalho seguras e saudáveis, oportunidades imediatas para desenvolver e usar as capacidades humanas, oportunidades futuras para o crescimento contínuo e a garantia do emprego,integração social na organização, constitucionalismo, trabalho e espaço total na vida do indivíduo e relevância social do trabalho.
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um tema facilmente percebido nos estudos do binômio indivíduo-organização e que possui sua importância reconhecida há várias décadas, o que contribuiu para a existência de várias abordagens sobre o tema. Seu grande objetivo émelhorar o bem estar do trabalhador, aliando à melhoria do desempenho organizacional.
Os estudos sobre QVT reúnem, num mesmo campo de pesquisa, aspectos antes estudados pelas teorias de motivação, fatores ambientais, ergonômicos e de satisfação no trabalho, permitindo o aprofundamento teórico destes temas. No inicio da década de 50, na Inglaterra, Rodrigues (1998, p.76), e colaboradores estudavam ummodelo macro para agrupar o trinômio individuo/ Trabalho/ Organização. Esta nova técnica recebeu o nome de Qualidade de Vida no Trabalho – QVT.
A QVT tem sido uma preocupação do homem desde o inicio de sua existência, sempre voltada para facilitar ou satisfazer o trabalho na execução de sua tarefa. Na atualidade, observa-se uma expressiva preocupação com a disseminação dos princípios da QVT, emempresas de todo o mundo, através da filosofia e métodos que buscam maior satisfação do indivíduo no trabalho.
Para Chiavenato (1999, p.390-391), a Qualidade de Vida no Trabalho é utilizada como um indicador das experiências humanas no local de trabalho e o grau de satisfação das pessoas que desempenham o trabalho. Por isso, o bem estar dos empregados vai além da preservação de sua integridadefísica, onde certas ações descuidadas ou irresponsáveis de um empregado ou de seu chefe podem colocar em risco a saúde, a segurança ou o conforto de outras pessoas.
Segundo Chiavenato (2002, p.431-432), Qualidade de vida em uma empresa é algo que se compõe de pequenas e de grandes fatores. Um deles é o stress, que é um estado emocional desagradável que ocorre quando as pessoas estão inseguras de suacapacidade para enfrentar um desafio percebido em relação a um valor importante. Certas características inerentes às organizações podem causar insatisfação e stress. Portanto, o stress é um conjunto de reações naturais do organismo que, frente a uma ameaça ou situação de tensão, prepara-se para enfrentá-la ou evitá-la. Esta reação surge quando há uma necessidade do indivíduo se adaptar paraenfrentar ou evitar o que está acontecendo. Para conseguir esta adaptação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormônios que o deixando em estado de “alerta” e em condições de reagir. Em instantes, esses hormônios se espalham por todas as células do corpo, provocando aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos. O ideal é que se consiga lidar com o stress, recuperando a...
tracking img