Meu namorado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Visão de José Carlos Matins F. de Mello
Para o autor, existia apenas uma forma de negociar, o jeito mais tradicional mesmo, com blefes, pressão e etc. ‘
Com o tempo e mais estudos ele aprendeu que negociação não é uma tarefa tão simples, pois tem muitas formas de se negociar, e cada situação envolve um tipo de negociação. Jose Carlos de Martins escreveu cinco conceitos de negociaçãoonde usamos no dia a dia, seja na empresa onde trabalhamos, no supermercado, seja onde for.
Seu primeiro conceito, Negociação Tradicional é quando a necessidade de obter lucros é alta, sem medo de assumir conflitos e sem a necessidade de manter relacionamentos futuro. Essa estratégia é mais usada em negociação comerciais.
Estratégia de Cooperação é seu segundo conceito, onde suasnecessidades de obter lucro é alto, mas há também a preocupação de manter os relacionamento com os mesmo. É o caso de você negociar alguma com um amigo seu.
Em terceiro vem a Estratégia de Relacionamento, quando o negociador dá mais importância em manter ou construir relacionamento do que vantagens financeiras. É muito utilizada em negociações interna nas empresas.
Em quarto vem aEstratégia da Indiferença, onde nem relacionamento e nem vantagens financeiras são importantes. É muito difícil de acontecer mas não é impossível.
E em quinto e último vem a Negociação Traiçoeira, a mais anti ética, onde os negociadores abusam de trapaças, truques sujos visando apenas ganhar não se importando com nada.
Visão de Rui Otavio Bernardes de Andrade, Rovigati Danilo Alyrio;Marcelo Alvaro da Silva Macedo.
A idéia principal do conceito de negociação é ressaltar a importância da negociação, apresentando-a como uma importante ferramenta da administração contemporânea.
O tema “Negociação” propõe passos essenciais para o desenvolvimento de suas idéias, necessidades, motivações e interesses, na qual o negociador cria um clima positivo para desenvolver uma pauta detransações favoráveis entre os negociadores.
Hoje, negociar faz parte do dia-a-dia das pessoas, pois, para você conseguir atingir seus objetivos as pessoas precisam negociar, expor suas idéias e não impor uma decisão.
É importantíssimo dizer também, que a ética interfere na tomada de decisão e da negociação. Como a tomada de decisão e a negociação, normalmente, faz parte de um processocompetitivo, na qual ambos lados estão disputando por recursos escassos e para conseguir o melhor acordo possível, ou seja, uma negociação “GANHA GANHA”.
Hoje em dia é importante dizer os princípios universais da negociação e dos perfis do negociador são fundamentais para u bom desenvolvimento em uma negociação, na qual ocorre ganhos para ambos lados.
Temos também que dizer que oprocesso de tomada de decisão precisa ser bem pensado, observando o julgamento de valor e riscos envolvidos no processo.
Melhor definição para negociação
A negociação deve sempre buscar a satisfação de ambos os lados que “ ganha-ganha”, ou seja, o problema do interlocutor também é seu problema, não é interessante a idéia de que apenas uma parte leva a vantagem sem se preocupar com a necessidadee satisfação da outra parte, deve haver também comunicação para chegar a uma decisão para um bem comum, procurar manter-se informado para não resultar em falsas expectativas.
Cada negociador deve ter um conhecimento de analisar cuidadosamente até onde pode chegar procurando seu limite dentro da negociação, assim evitando um suposto desacordo que não chegaria a resultado algum.
Toda negociaçãotem vários objetivos que podem ser colocados de diferentes formas.
As variáveis básicas da negociação
O processo de negociação é fundamental para a manutenção e o equilíbrio dos competitivos. As organizações e instituições coletivas têm um sistema de necessidades e interesses ao qual procuram satisfazer mediante diferentes processos, sendo o de negociação um dos mais eficientes para alcançar...
tracking img