Transtorno alimentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A imagem corporal é a figura que o ser humano tem de seu próprio, sendo formada em sua mente. Este conceito envolve três componentes: o perceptivo, relacionado com a percepção do corpo, e a uma estimativa do tamanho corporal e do peso; o subjetivo, referente à satisfação com a aparência, juntamente com a ansiedade e a preocupação relacionados a ela; e o comportamental, que consisteem situações evitadas devido ao desconforto causado pela aparência corporal.
Distorcer a percepção corporal subestimando ou superestimando o peso, é muito mais comum em adolescentes e mulheres, influenciados por fatores sociais, socioculturais e pela mídia por meio de modelos e atrizes extremamente magras, causando a busca pelo padrão corporal considerado como ideal, associando-o à felicidadeTranstorno alimentar é um distúrbio relacionado à alimentação e a obsessão pela forma física, comprometendo a saúde e desencadeando doenças. Possuem uma etiologia multifatorial, sendo determinados por diversos fatores que interagem entre si de modo complexo, para produzir e, muitas vezes, perpetuar a doença. Geralmente apresentam as suas primeiras manifestações na infância e na adolescência. Deuma maneira geral, podemos dividir as alterações do comportamento alimentar neste período em dois grupos. Transtornos que ocorrem precocemente na infância e o segundo grupo de transtornos tem o seu aparecimento mais tardio e é constituído pelos transtornos alimentares propriamente ditos: a anorexia, a bulimia e a compulsividade alimentar.
Este estudo tem como objetivo identificar os problemas quegeram essas patologias, mostrando a seriedade desses transtornos e os possíveis tratamentos. A real importância de diversos profissionais na relação paciente, doença e tratamento.

Transtornos Alimentares
Um transtorno alimentar está presente quando a pessoa experimenta distúrbios graves no comportamento alimentar, como redução extrema da ingestão de comida e comer exageradamente, Taisalterações podem levar ao emagrecimento excessivo, obesidade, problemas físicos ou mesmo incapacidades. Os transtornos alimentares possuem origens muitas vezes em traumas ou obsessões desenvolvidos ao longo da vida, motivo pelo qual é tão comum a associação de transtornos alimentares a problemas psicológicos, como transtornos do humor ou da personalidade, ansiedade, depressão ou mesmo o abuso desubstâncias.
Cerca de 90% dos pacientes são do sexo feminino, com grande maioria de raça branca e classe social média alta. Em relação aos pacientes do sexo Masculino, o número mostra-se paulatinamente crescente, com maior incidência em homossexuais (ABREU et al., 2006, p.112).
Uma pessoa com transtorno alimentar pode começar somente comendo quantidades menores ou maiores que o usual, porém em algum ponto oimpulso de comer mais ou menos sai fora de controle.
Existem vários tipos de transtornos alimentares que podem ser divididos entre duas fases:
• Primeiramente, aqueles transtornos que ocorrem precocemente na infância e que representam alterações da relação da criança com a alimentação. Estas condições parecem não estar associadas a uma preocupação excessiva com o peso e/ou a forma corporal,mas podem interferir com o desenvolvimento infantil.
Como a pica, onde ocorre ingestão de substâncias não nutritivas, inadequadas para o desenvolvimento infantil, como, terra, barro, cabelo. E o transtorno de ruminação, inclui episódios de regurgitação (ou "remastigação”) repetidos que não podem ser explicados por nenhuma condição médica. As principais complicações médicas podem ser desnutrição,perda de peso, alterações do equilíbrio hidroeletrolítico, desidratação e morte.
• Ou um pouco mais tarde na pré-adolescência a fase adulta como, a Anorexia e a Bulimia e a Compulsividade Alimentar.

1 Anorexia
“Anorexia Nervosa tornou-se um distúrbio comum no final do século XX. Isso se deve certamente, pelo menos em parte, ao que parece ser uma obsessão pelo desejo de exibir uma silhueta...
tracking img