Metrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATRIOCINIO

RELATÓRIO - EXPERIMENTO DE FÍSICA
PROFESSOR FERNANDO GIGLIO

SALTO
MARÇO 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATRIOCINIO

ENGENHARIAMECATRÔNICA
TURMA: 58313 (A)
Fernando de Jesus Oliveira – nº25
Driele Caroline Ribeiro Abílio – nº17
André Gustavo – nº
Luiz Henrique (sem número)

RELATÓRIO DE FÍSICA
PENDULO SIMPLESSALTO
MARÇO 2013
OBJETIVO

O objetivo do experimento é calcular de forma simples e precisa a aceleração da gravidade no local, visto que a mesma não é uma constante igual em todos os lugares daTerra (variação mínima).


INTRODUÇÃO TEÓRICA

O experimento com Pêndulo é feito como um “simulador” de um Movimento Harmônico Simples (MHS), que é definido como um movimento oscilatórioquando a aceleração e a força resultante são proporcionais e se opõem ao deslocamento.
O MHS corresponde então a uma oscilação em um período completo, ou seja, após o movimento o objeto torna a posiçãoinicial, tornando-se possível medi-lo.















MATERIAL UTILIZADO

Cronometro;
Transferidor;
Pedaço de Corda;
1 suporte;
1 peso;
1 trena;PROCEDIMENTO

Para se calcular a aceleração da gravidade, através do Pêndulo Simples, precisamos de um ponto fixo, haste ou suporte, que sustente um fio flexívelde tamanho (L) com um peso (m) em sua extremidade.
Se a massa se desloca para uma posição θ (ângulo que o fio faz com a vertical, que deve ser < 10̊) e então for abandonado (velocidade inicialzero), o pêndulo começa a oscilar. O caminho percorrido pela massa suspensa é chamado de arco. O período de oscilação que vamos chamar de T é o tempo necessário para a massa passar duas vezesconsecutivas pelo mesmo ponto, movendo-se na mesma direção, isto é, o tempo que a massa leva para sair de um ponto e voltar ao mesmo ponto percorrendo o mesmo arco. O pêndulo descreve uma trajetória...
tracking img