Metologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRAJETÓRIAS DE USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO: AS
FORMAS DE APROPRIAÇÃO DA CULTURA DIGITAL COMO DESAFIOS
DE UMA ‘SOCIEDADE DO CONHECIMENTO’ *
PATHS OF USES OF COMMUNICATION TECHNOLOGIES: THE FORMS
OFAPPROPRIATION OF DIGITAL CULTURE AS A CHALLENGE FOR A
'SOCIETY OF KNOWLEDGE'

1. INTRODUÇÃO
2.1 Relevância do tema

Com o crescimento da tecnologia digital, há uma preocupaçãomaior com as mudanças socioculturais.
Essas mudanças estão resultando na sociedade como um todo, tanto em comportamentos, quanto em pensamentos, surgindo assim, novos estudos para saber como agir em situações novas do mundo moderno digital.
Desta forma, o estudo ajudará a conhecer melhor esta nova cultura que esta surgindo devido a era digital, sabendo-se portar melhor e mais eficientemente.1.2 Motivação da Pesquisa

A sociedade que vive em constante mudança está caminhando pra mais uma etapa na historia, e a necessidade de saber por onde caminharemos nos próximos anos é crucial.
A participação ativa de um maior número de indivíduos numa ‘sociedade baseada no conhecimento’ torna necessária a apropriação de um núcleo mínimo de saberes técnicos associados a essa nova cultura,dita digital. O uso das expressões ‘sociedade baseada no conhecimento’, ou ‘sociedade do conhecimento’ aponta para um traço caracterizador das transformações estruturais que atravessam nossas sociedades contemporâneas: a produção e a difusão da informação e do conhecimento constituem hoje os motores da mudança econômica e social.
Encontrar respostas para perguntas frequentes da nova era digital,sobretudo, a inevitável necessidade do saber, nos trás por esse caminho de pesquisa e conhecimento do novo.

1.3 Viabilidade

É uma questão mais simples neste caso especifico, pois será algo pesquisado diretamente com as pessoas, facilitando a captação de resultados.
Traçar uma cartografia das trajetórias de uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) através da observação daspráticas e de entrevistas com usuários, ou seja, interessa-nos a identificação, numa perspectiva diacrônica, das modificações ocorridas nos percursos de uso das TIC– e sobretudo hoje, de uso da Internet – por grupos específicos de usuários.
Essas transformações se mesclam por um lado com as ações situadas dos indivíduos e dos grupos em seus respectivos contextos de vida privada, de vida profissionale de vida pública.

1 Problema/Hipótese
2.1 Problema
2.2 Hipótese
* A participação ativa de um maior número de indivíduos numa ‘sociedade baseada no conhecimento’ torna necessária a apropriação de um núcleo mínimo de saberes técnicos associados a essa nova cultura, dita digital?
* Quais são os desafios culturais e éticos relacionados a essas novas práticas de interação,coordenação e comunicação?
* Qual a incidência desses dispositivos sociotécnicos nas práticas de sociabilidade e de solidariedade, até mesmo na própria natureza das relações sociais?

2 Objetivo
3.3 Objetivo geral

Compreender as mudanças no mundo atual, devido a tecnologia digital e as futuras tecnologias, na sociedade.

3.4 Objetivo específico

* Pesquisa junto àsociedade pra saber o perfil do usuário atual.
* Definições de como os usuários se comportam na internet (terra sem lei).
* Apuração dos resultados e esclarecimento de quase todas as duvidas iniciais.

3 Revisão da Literatura Existente

4.5 O que já se sabe sobre o assunto?

A globalização e a extensão das práticas de comunicação mediadas pelas redes digitais intensificamtensões que suscitam medos e esperanças ao mesmo tempo.
Se, por um lado, as práticas novas são portadoras de fatores positivos de mudança, por outro, também fazem surgir novas formas de abuso e de intolerância.
Daí o surgimento de debates sobre a questão de um novo ambiente normativo que estaria se constituindo na dinâmica de desenvolvimento das redes mundiais de comunicação.

4.6 O que...
tracking img