Metodos e custeio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA –UNIP
MBA EM CONTROLADORIA
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
PROF. CELSO MARINI

Integrantes do Grupo de Trabalho:
Angélica Rocha Feitosa - RA: 910894-6
Edson Faria Gomes - RA:910907-6
Evelyn Vanessa Corrêa Gonçalves - RA: 910902-8
Vagner Pereira - RA: 910900-8

Resenha: Métodos de Custeio e Propriedade das Informações Geradas

1) Custeio por Absorção

Métodogeralmente utilizado nas empresas por questão de prudência, uma vez que está amparado pela legislação brasileira e consequentemente aceito pela Auditoria. Particularmente considero o mais próximo doideal, devido segregar custos e despesas e não necessitar de um controle tão preciso sobre a operação, o que é uma dificuldade na maioria das empresas.

Por outro lado, se perde na qualidade dainformação enquanto gestão, devido à dificuldade em se apurar o custo por processos, deficiências na operação e consequentemente uma possível perda de margem de lucro.

2) Custeio por Atividade – ABCMétodo bem particular ligado diretamente na produção, muito útil na mensuração dos custos por processos, possibilitando enxergar deficiências no processo e readequação quando necessária.

Porém,trata-se de um método que complementa o Custeio por Absorção, ideal para ser realizado em paralelo embora demande um controle muito mais apurado na operação. É válido ressaltar que hoje, é primordial nasempresas o monitoramento dos custos e processos sobre a operação da mesma, refletindo diretamente no preço final do produto.

3) Custeio Direto / Variável (Marginal)

É um método também bastanteutilizado como por Absorção, porém é incompleto uma vez q não considera os custos fixos, que podem representar uma parcela relevante no custeio. A exemplo do Custeio por Atividade – ABC, é umimportante método para avaliação gerencial, porém não atende a legislação sendo realmente aplicável e, ou interessante na atividade fim da empresa. Consequentemente não pode ser utilizado como o único...
tracking img