Metodo de custeio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nessa breve caminhada, superei obstáculos, somei amigos, aumentei meus conhecimentos. Hoje me sinto como quem encerra um Exercício com Saldo positivo. Com o Lucro de mais uma conquista! (Palavras do Autor)

RESUMO Sistemas de Custeio é uma parte da contabilidade de custos que trata da apropriação dos custos. Contabilidade de Custos é o ramo da função financeira que acumula, organiza, analisae interpreta os custos dos produtos, dos inventários, dos serviços, dos componentes da organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisão.A Contabilidade de Custos nasceu com a Revolução Industrial, esta teve início no século XVIII, na Inglaterra, com amecanização dos sistemas de produção. As fábricas do início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. A Contabilidade de Custos ocupa-se da classificação, agrupamento, controle e atribuição dos custos.O controle de custos é fundamental, pois é a partir dele que são obtidas as informações referentes aos custos dos produtos, o que certamente é imprescindível na formação dopreço.Os sistemas de custos foram criados para resolver os problemas encontrados para identificar principalmente a relação entre os custos indiretos e o preço de comercialização dos produtos/serviços.Os sistemas de custos surgiram com a finalidade de organizar os gastos das empresas em busca do equilíbrio da rentabilidade organizacional. No princípio as vantagens lucrativas eram estabelecidasatravés de ganhos conquistados na realização de uma troca, em seguida com a complexidade dos processos produtivos, os custos indiretos, embora poucos agravaram a problemática dos custos e influenciam a evolução do tratamento dados a eles. As primeiras formas modernas de custeio procuraram estabelecer o controle dos estoques.Custeio significa Método de Apropriação de Custos. Assim, existem Custeio porAbsorção, Custeio Direto, Custeio Padrão, ABC, RKW, etc.Alguns métodos de custeio utilizados para alocação dos custos aos produtos e/ou serviços: Custeio por Absorção; Custeio Variável ou Direto; ABC; RKW, Custeio padrão, Custeio Meta ,UEP’s e Custeio por Características.

Sumário INTRODUÇÃO .................................................................................................. 1 1.CONTABILIDADE DE CUSTOS ................................................................... 2 1.1 Conceito .................................................................................................. 2 1.2 Origem e Evolução da Contabilidade de Custos ................................. 2 1.3 Finalidade da Contabilidade de Custos ............................................... 4 1.4 TerminologiaUtilizada ........................................................................... 6 1.5 Esquema Básico da Contabilidade de Custos .................................... 7 1.6 Problemas Fiscais Relacionados à Contabilidade de Custos ............ 7 2. CONTROLE DE CUSTOS ............................................................................ 7 2.1 Os Controles de Custos........................................................................ 7 3. SISTEMAS DE CUSTEIO .......................................................................... 11 3.1 Métodos ......................................................................................................... 13 4. CUSTEIO POR ABSORÇÃO ...................................................................... 13 4.1 O Conceito Fiscal deCusteio por Absorção ......................................... 17 4.2 Vantagens Custeio por Absorção ............................................................. 18 4.3 Desvantagens Custeio por Absorção ...................................................... 18 5. CUSTEIO DIRETO OU VARIÁVEL ............................................................ 19 5.1 Razões do Não Uso do Custeio Variável...
tracking img