Metodos perspectivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Métodos Perspectivos

Observa-se, em projeções por perspectiva, que o objeto é representado como aparece aos nossos olhos. Entretanto nenhuma medida de qualquer uma de suas partes pode ser feita pelas linhas, pois elas não descrevem a medida exata do mesmo.
Com o intuito de elaborar um sistema representativo de objetos, peças e partes de peças em perspectiva, de tal forma quesuas linhas principais pudessem ser diretamente medidas, foram desenvolvidos vários tipos de perspectiva, sendo elas:

i) Axonométricas

Este tipo de método perspectivo é a projeção ortográfica onde se utiliza um plano, sendo o objeto desenhado de modo a mostrar apenas três faces. Existe um número muito grande de posições axonométricas, dependendo do ângulo nos quais o desenho éfeito. Entretanto, apenas algumas posições são usadas para desenho resultando em três sub grupos do método axonométrico, sendo eles:

a) Trimétrico: Quando o desenho do objeto real está em uma posição onde os três eixos isométricos sofrem reduções desiguais. A distorção fica reduzida, e este efeito pode ser reduzido em algumas posições. É um método raramente usado, exceto quandofeito por projeção ortográfica.

b) Dimétrico: Quando o desenho do objeto real está em uma posição onde duas de suas arestas apresentam reduções iguais. Considera-se perspectiva dimétrica simples aqueles desenhos cujas razões entre os eixos isométricos são 1:1:½. Nesta posição, as tangentes dos ângulos são 1/8 e 7/8 e os ângulos são de aproximadamente 7° e 41°.

c)Isométrico: Quando o desenho do objeto real está em uma posição onde a redução dos eixos isométricos é igual. Este método axonométrico será detalhado posteriormente. A figura 10 mostra as diferenças entre os três métodos axonométricos.

[pic]
Figura 10 – Representação esquemática dos métodos axonométricos.

ii) Oblíqua

É um método que apresenta semelhançascom a perspectiva isométrica por possui três eixos que apresentam três arestas perpendiculares entre si e sobre estas podem-se tomar as medidas. Dois dos eixos são sempre perpendicular entre si, pois estão em um plano paralelo ao plano da figura. O terceiro eixo, que da a profundidade, pode estar em qualquer ângulo em relação a horizontal, sendo os ângulos de 30°, 45° e 60° os mais utilizados.Este método perspectivo será visto com mais detalhes posteriormente. A figura 11 mostra uma representação da perspectiva oblíqua.

[pic]
Figura 11 – Representação esquemática da perspectiva oblíqua.

iii) Exata

É o método perspectivo cujo desenho é igual ao objeto como aparece ao observador localizado em um determinado ponto. Existe uma diferença entre a perspectivautilizada pelo artista e a perspectiva exata. O artista freqüentemente desconsidera a perspectiva real uma vez que desenha o objeto como o vê através de sua imaginação criadora, enquanto que a perspectiva exata é projetada instrumentalmente num plano a partir de vistas ou medidas do objeto representado. O desenho da perspectiva exata é bem semelhante ao sistema óptico em fotografia. A figura 12 mostrauma representação esquemática deste método.

[pic]
Figura 12 – Representação esquemática da perspectiva exata.

Neste curso serão abordados apenas os métodos perspectivos isométrico e oblíquo.



I . Perspectiva Isométrica

Da derivação do nome, tem-se: ISO = Mesma e MÉTRICA = medida, a perspectiva isométrica apresenta eixos isométricos com a mesma medida.É o método projetivo onde o desenho do objeto real sofre reduções iguais nos três eixos isométricos e os eixos inclinados, para a direita e para esquerda, apresentam inclinação de 30° com uma linha de referência na horizontal. Todos os três eixos formam um ângulo de 120° entre si. A figura 13 apresenta uma representação esquemática dos eixos isométricos.

[pic]
Figura 13 – Representação...
tracking img