Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação como processo na construção da cidadania ambiental

A questão ambiental, nos alerta para os diferentes modos que a sociedade humana se relaciona com o meio construído e natural, desde os tempos mais remotos. No caso particular da natureza, não há como ignorar a necessidade que temos dela para nossa sobrevivência e existência como humanos, mas o contrário parece não ser verdadeiro,ou seja, a floresta, os rios e a fauna existem independentemente da ação humana. Ao mesmo tempo em que a natureza nos dá suporte de existência biológica e social, ela recebe uma carga injusta de rejeitos, dejetos e todo tipo de ações predatórias, engendradas e produzidas nas nossas atividades humanas e sociais. Nesse processo das ações da sociedade humana são criados e recriados modos derelacionamento, ao mesmo tempo em que ocorrem as relações intra-sociais que dão origem à cultura através de bens materiais, tecnologia e outras formas de se reproduzir biológica e socialmente. Essas ações humanas nem sempre trouxeram melhorias, ao contrário, vemos com preocupação os aspectos da degradação social que se estende ao ambiente natural e construído. Uma questão passa então a ocupar os fazeres deuma boa parcela da população. Como desenvolver sem comprometer nossa própria existência? Como transformar o que parece não ter outro jeito de acontecer?
Dar essas respostas significa buscar alternativas de sustentabilidade entre a humanidade em suas relações com a natureza, em suas relações de produção e nas inter-relações travadas nessa dinâmica de relações complexas e conflituosas, nocotidiano. Não há respostas prontas, nem processos únicos, mas como Reigota (1995) alerta, é no efetivo diálogo entre as diferentes culturas, entre os conhecimentos científicos e tradicionais, e entre as variadas formas de entendimento sobre a temática, que poderemos encontrar possibilidades inovadoras e transformadoras.
Essa preocupação com o meio ambiente passa a ter importância mundial e osesforços para reverter à problemática dá origem a diversas iniciativas. Entre elas a educação ambiental é uma possibilidade que congrega o amplo diálogo, um novo pensar e um novo agir.
Ao se propor qualquer ação, seja ela preventiva, educativa ou terapêutica, têm-se em primeiro lugar que saber as teorias, conceitos e representações sobre o tema com o qual se pretende trabalhar. No caso da educaçãoambiental, é importante compreender como as pessoas pensam, aprendem e agem no meio em que vivem. Um dos pontos principais é ter conhecimento sobre a percepção que as pessoas têm do mundo, das coisas e das outras pessoas. Marcos Reigota (1994) alerta que a prática da EA depende da concepção das pessoas sobre meio ambiente, para então podermos iniciar um programa de construção de conhecimento quefomente a necessária modificação de valores e condutas pró-ambientais, de forma crítica e responsável.
As percepções, representações, idéias e concepções são alguns dos conceitos desenvolvidos na psicologia e nas demais ciências humanas e sociais para designar como as pessoas pensam sobre determinados objetos, fenômenos e acontecimentos. Como função das capacidades e experiências pessoais são essasformas de pensar que nos fazem seres distintos uns dos outros, de modo que, diante de uma mesma situação, cada pessoa tem uma experiência única de percepção, que contribui para formar suas representações, idéias e concepções sobre o mundo. Por exemplo, uma mulher é contratada para fazer a limpeza de uma sala. Quando o supervisor vai verificar a sala já limpa, fica indignado com o estado da sala. Asenhora não entende o porquê daquela reação, pois para ela estar limpo era apenas varrer o chão, não deixando nenhum objeto. No entanto, no entendimento da senhora, a poeira não seria sujeira. Ela varreu muito bem, mas não passou um pano molhado para que o chão estivesse sem poeira nenhuma. Nesse exemplo simples podemos ver percepções bastante diferenciadas sobre “uma sala limpa”. Assim,...
tracking img