Metodos contraceptivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O termo adolescente tem origem do latim adolescere, que significa crescer, brotar, fazer-se grande. Já a terminologia adultus também do latim, deu origem à palavra adulto. Em português, as respectivas palavras: adolescente e adulto seriam equivalentes a “crescente” e “crescido”. Embora se considere a fase da adolescência uma construção sociológica, a palavra adolescente é cerca decem anos mais antiga do que a palavra adulto (HENDRICKSON, 2008).
É notório saber que os limites cronológicos da adolescência são definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre 10 e 19 anos e pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre 15 e 24 anos. Usa-se também o termo jovem adulto para englobar a faixa etária de 20 a 24 anos de idade. Nas normas e políticas de saúde do Ministériode Saúde do Brasil, os limites da faixa etária de interesse são as idades de 10 a 24 anos (BRASIL, 2004).
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069, de 1990, no Brasil conceitua adolescência como a faixa etária de 12 a 18 anos de idade, e, em casos excepcionais e quando disposto na lei, o estatuto é aplicável até os 21 anos de idade (BRASIL, 1990).
Wong (2011) defineadolescência como um período de transição entre a infância e a vida adulta, período de rápida maturação física, cognitiva, social e emocional, quando o menino se prepara para ser homem e a menina se prepara para ser mulher. Início e estabilidade do processo maturacional, hormonal e de crescimento que acontece quando os órgãos reprodutores começam a funcionar e os caracteres sexuais secundários sedesenvolvem definido como puberdade.
Complementando, Gurgel et al. (2008) afirma que adolescência é uma fase de transformação profunda no corpo, na mente e na forma de relacionamento social do indivíduo. Uma etapa da vida em que ocorre a maturação sexual, o choque dos conflitos familiares e a formação e civilidade de atitudes, valores e comportamentos que determinarão sua vida, na qual seinicia a cobrança de maiores responsabilidades.
Conforme Rodrigues (2010), a adolescência determina uma fase de preocupação com a imagem corporal e o estabelecimento de relações cada vez mais lançadas para fora do âmbito familiar, a adolescente manifesta importantes carências informativas relativas à sexualidade, contracepção e risco de gravidez.
Esta situação de vulnerabilidade nos revelaarbitrários dados estatísticos sobre um dos graves problemas enfrentados por esta fase: a gravidez. IBGE (2002) informa que no Brasil, cerca de um milhão de adolescentes ficam grávidas anualmente e seus filhos representam algo em torno de 20% do total de nascidos vivos. Isso sem levarmos em consideração o número de gestações entre mulheres com idade entre 10 e 19 anos, que foram interrompidas por motivosdiversos.
O censo de 2000 (IBGE) aponta que a taxa de fecundidade da mulher brasileira (número de filhos por mulher) vem decrescendo no Brasil e em todos os estados da federação. Uma redução de 60% em 40 anos. A taxa de crescimento populacional no país aumentou 1,63%, demonstrando uma tendência à estabilização. No entanto, ouve um aumento na taxa de fecundidade no grupo de 15 a 19 anos. Segundo osnúmeros do IBGE, para cada grupo de 1000 mulheres neta faixa etária, mais de 90 tinham tido pelo menos 1 filho, sendo que na faixa de 17 a 19 anos estão os maiores índices.
Reforçando esta estatística, o número absoluto e relativo de gestações na faixa etária de 10 a 14 anos vem aumentando. Analisando, portanto a realidade chocante e agravante sobre o impactante dado do fator idade noestabelecimento de diferenças entre a gravidez de meninas de 10 a 14 anos e de adolescentes de 15 a 19 (IBGE, 2002).
Moreira et al. (2008) afirmam que os adolescentes constroem questionamentos sobre os modelos ditados pela sociedade. Ainda ressaltam que a rebeldia inerente a esta faixa etária estimula atitudes de transgressão cuja intenção é a construção da identidade juvenil. A complexidade do tema...
tracking img