Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERLÂNDIA
ADMINISTRAÇÃO – 3º PERÍODO /3N1

AMELISSANDRA MARQUES


MACROECONOMIA
LISTA DE EXERCÍCIOS CAPÍTULO 9

PROFESSOR DANILO BIASI

UBERLÂNDIA
2013LISTA DE EXERCICIOS - CAPÍTULO 9
VALOR: 01 PONTO – DEVOLUÇÃO 20 DE MARÇO DE 2013
Cap. 9 – Contabilidade Social – Prof. MsC Danilo Biasi

1.) Mostre como opera o fluxo circular de renda e como surgea identidade entre as três óticas de medição do resultado da atividade econômica de um país, conforme a Contabilidade Social.
R: O fluxo circular de renda, já apresentado nos capítulos anteriores,mostra o fluxo contínuo de bens (mercadorias e serviços) e fatores de produção, entre empresas (unidades produtivas) e famílias (unidades consumidoras e detentoras dos direitos de propriedade sobre asfirmas) tendo em contrapartida um fluxo de pagamentos a bens (preço pago pelas mercadorias e serviços) e a fatores de produção (salários alugueis, etc...) entre estas mesmas unidades. A partir destesistema, podemos avaliar o resultado da atividade econômica de um país sob três óticas: Ótica do produto e da despesa, que olham para a produção de bens finais na economia e a venda de tais bens, eótica da renda, que foca sobre a remuneração dos fatores de produção (salários, juros, aluguéis e lucros).

2.) Sobre o setor de formação de capital, na Contabilidade Social:
a) Defina poupançaagregada e investimento agregado, e mostre a identidade entre ambos.
R: Poupança agregada é a parte da renda nacional que não é consumida no período, enquanto investimento agregado é o gasto com bensque foram produzidos mas não foram consumidos no período, e que aumentam a capacidade produtiva da economia nos períodos seguintes. Supondo uma economia a dois setores, o produto nacional (PN) écomposto pela produção de bens de consumo (C) e de bens de capital (I).

PN = C + I

Por outro lado, a Renda Nacional (RN) ou é consumida (C) ou é poupada (S), isto é

RN = C + S

Como PN = RN, segue que...
tracking img