Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALAIN TOURAINE

O FIM DO SOCIAL E A SOCIEDADE CULTURAL

Touraine tem um conceito de modernidade para compreender as necessidades do mundo de hoje. Afirma que o novo paradigma não se pode maisvaler do tripé político, econômico e social, da Revolução industrial, mas depende de novos valores e novos conflitos com o pensamento social ocupando-se de realidades culturais. Touraine afirma que aperda da centralidade das categorias sociais é radicalmente nova, num efeito fascinante e inquietante ao mesmo tempo, com o pensamento social organizando-se ao redor dos problemas culturais. ParaTouraine, os atores sociais e os movimentos sociais no mundo atual podem ser caracterizados pela autenticidade dos sujeitos pessoais e pela criação de movimentos culturais. E a sociedade, um sistema socialdotado de seus mecanismos de funcionamento e de mudança, tem por contrapartida uma rejeição de toda análise e de toda forma de organização social que considere o indivíduo segundo outros critérios quenão o lugar que ele ocupa na sociedade. Estamos vivendo o fim de um tipo de sociedade, de uma representação da sociedade em que o mundo ocidental viveu durante anos: o fim da representação social denossa experiência.
Cada um por sua vez pode contribuir com suas influências, e vem parecendo que este fenômeno possui características transformadoras e libertadoras, mostrando traços do que Tourainechama de uma nova sociedade cultural.
Vários processos se inverteram, as mulheres conquistaram novos patamares de influência, ou seja, de liderança em seus locais de atuação; é invertido ou sejaparte do tácito para o explícito e há uma inversão de características sociais onde o protecionismo transforma-se em protagonismo. Trazendo também para este contexto Alain Touraine, percebe-se que em VilaCanoa há uma inversão do modelo social para o modelo cultural, a partir de uma ação social, onde indivíduos e grupos influenciam-se mutuamente, permitindo-lhes viver o letramento, que é a base para...
tracking img