Metodologia e tecnica de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIFRAN – UNIVERSIDADE DE FRANCA

























METODOLOGIA E TÉCNICA DE PESQUISA


































Mogi Guaçú

2011

Elaine Veronesi Romano














TEMA:

“TER INFORMAÇÕES NÃO É IMPORTANTE, SABER BUSCÁ-LAS É”Professora:

Ana Maria Comparini











Mogi Guaçú

SP

Podemos ver a grande contribuição que a disciplina Metodologia e Técnica de pesquisa exerce na vida do futuro profissional. A disciplina de Metodologia pode ajudar os alunos a superar as suas dificuldades na hora de elaborar a redação e a apresentação de trabalhos que envolvem um grande número de questões denatureza técnica e estética, dentre as quais, pode-se destacar a disciplina, a criatividade na seleção da bibliografia, a leitura de forma organizada, a ousadia e o rigor na abordagem do assunto, além da obediência a certas normas de redação e apresentação do texto final.

A Metodologia em conjunto com as Técnicas de Pesquisas irá abordar as principais regras da produção científica para alunos doscursos de graduação, fornecendo uma melhor compreensão sobre a sua influência no desenvolvimento da reflexão, da compreensão, da capacidade de interpretação e argumentação dos acadêmicos dos cursos de graduação. A evolução da ciência se deu com a evolução da inteligência humana, que passou do medo do desconhecido ao misticismo, numa tentativa de explicar os fenômenos através do pensamento mágico,das crenças e das superstições e, finalmente, evoluiu para a busca de respostas através de caminhos que pudessem ser comprovados. Desta forma, nasceu a ciência metódica, que procura sempre uma aproximação com a lógica. O ser humano é o único animal na natureza com capacidade de pensar. Esta característica permite que os seres humanos sejam capazes de refletir sobre o significado de suas própriasexperiências. Assim sendo, é capaz de novas descobertas e de transmiti-las a seus descendentes. O desenvolvimento do conhecimento humano está essencialmente ligado à sua característica de viver em grupo, ou seja, o saber de um indivíduo é transmitido a outro, que, por sua vez, aproveita-se deste saber para somar outro. Assim evolui a ciência.

Segundo Oliveira (1999), a Ciência numdeterminado período da história acabou sendo mitificada, principalmente a partir do séc.XVIII, e hoje ela é entendida como sendo qualquer assunto que possa ser estudado pelo homem, pela utilização do Método Científico e de outras regras especiais de pensamento.

O autor destaca ainda que [...] a Metodologia estuda os meios ou métodos de investigação do pensamento concreto e dopensamento verdadeiro, e procura estabelecer a diferença entre o que é verdadeiro e o que não é entre o que é real e o que é ficção.

O aprofundamento em um conjunto de processos de estudos, de pesquisa e de reflexão, passam a exigir do estudante uma nova postura de atividade didática mais crítica e rigorosa.


Severino (2000, p.18) define Metodologia como[...] um instrumental extremamente útil e seguro para a gestação de uma postura amadurecida frente aos problemas científicos, políticos e filosóficos que nossa educação universitária enfrenta.  [...] São instrumentos operacionais, sejam eles técnicos ou lógicos, mediante os quais os estudantes podem conseguir maior aprofundamento na ciência, nas artes ou na filosofia, o que, afinal, é o objetivointrínseco do ensino e da aprendizagem universitária.


No mundo acadêmico, fazer e ter Técnicas de Pesquisas são importantes para todos porque é por meio dela que se descobre e se inventa, e o método representa, portanto, uma forma de pensar para se chegar à natureza de um determinado problema, quer seja para estudá-lo, quer seja para explicá-lo.

Uma pesquisa do...
tracking img