Metodologia para estudo de caso – ad1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Você concorda que o resumo abaixo corresponde aos conteúdos contemplados no material didático sobre pesquisa científica e método científico? Sim? Não? Justifique sua resposta. (1,0 ponto)

O presente estudo teve por objetivo estimar a prevalência de Transtornos Mentais Menores (TMM) na população de estudantes universitários dos cursos de Ciência da Computação, Direito, Letras e Enfermagem,da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como também verificar a associação de algumas variáveis sociais e acadêmicas com os TMM. O estudo incluiu todos os estudantes dos referidos cursos, matriculados no primeiro semestre de 2002, e foi do tipo corte transversal. A pesquisa contou com uma amostra de 558 sujeitos, sendo396 (71%) do sexo feminino e 161 (29%) do sexo masculino. Para coleta dos dados utilizaram-se dois questionários auto-aplicáveis: QSG-60 e QDSD. Constatou-se uma prevalência de 25% de TMM entre os estudantes, destacando-se, como transtorno principal, os distúrbios psicossomáticos. (CERCHIARI; CAETANO; FACCENDA, 2005).

Sim, porque não inventa um método, ele depende, fundamentalmente, do objetivoda pesquisa. Os pesquisadores que alcançaram êxito comprovado em suas investigações tiveram o cuidado de registrar os “caminhos” percorridos e os meios que levaram ao cumprimento de seus objetivos. Seus registros, então, possibilitaram a outros cientistas a análise de tais processos para a comprovação, aprimoramento e reutilização dos “caminhos” já percorridos. Assim, estes processos, empíricosno início, foram transformados, om o passar do tempo, em métodos comprovadamente científicos. O método científico quer descobrir a realidade dos fatos, e esses, ao serem descobertos, devem, por sua vez, guiar o uso do método.


2. O material didático destaca os métodos dedutivo e indutivo, como principais métodos que proporcionam a base lógica da investigação. Portanto, leia com atenção o resumodo artigo abaixo e identifique quais destes métodos citados acima é preponderante no texto, justificando sua resposta. (2,0 pontos).



O objetivo da presente pesquisa foi comparar a prática da "cola" entre estudantes universitários, num contexto de baixa competitividade e num contexto de elevada competitividade. Participaram da pesquisa 56 estudantes de Engenharia de dois tipos deuniversidades públicas do Estado de São Paulo. Num deles, que denominamos Sem Competição, os alunos entravam no vestibular sabendo que área iriam seguir, e no outro, que denominamos Com Competição, os alunos entravam no ciclo básico e as áreas eram escolhidas dois anos depois, de acordo com as notas obtidas. Os resultados foram coletados através de um questionário com perguntas sobre o comportamento dosalunos com relação à cola nos últimos meses. Nos dois tipos de universidades, os estudantes geralmente passavam cola para os seus amigos mais próximos, sendo a prática da cola mais frequente nas universidades em que não havia competição em comparação com aquela em que havia. Os resultados obtidos foram discutidos com base nas Teorias do Intercâmbio Social e do Altruísmo Recíproco. (SILVA, 2006).Método Indutivo, pois parte do particular e coloca a generalização como um produto posterior do trabalho de coleta de dados particulares. A indução parte de fatos singulares para fatos mais gerais, ou seja, parte do particular para o geral.
No raciocínio indutivo, a generalização não deve ser a “priori” buscada, mas apenas constatada a partir de observação de casos concretos que confirmem estarealizadade.


3. Quanto aos estudos sobre o delineamento da pesquisa (meios de investigação), identifique em cada resumo abaixo qual dos tipos de pesquisa: bibliográfica, documental, experimental, ex post facto, levantamento e de campo é predominante, em cada texto, justificando sua resposta. (3,0 pontos)

RESUMO 1) O objetivo deste trabalho é trazer parte dos estudos sobre um assunto pouco...
tracking img