Metodologia na engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE – UNIARP
CUROS DE ENGENHARIA CIVIL













METODOLOGIA CIENTÍFICA E A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO





















CAÇADOR
2012
IDENIR DE CAMPOS
ROGÉRIO BENDER
RONNIE P. SALAMI








METODOLOGIA CIENTÍFICA E A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO
Trabalho de Curso apresentado à disciplina Metodologia Cientifica, doCurso de Engenharia Civil, como requisito à atividade avaliativa final da disciplina.









CAÇADOR
2012
SUMÁRIO

1 RESUMO
2 PALAVRA-CHAVE: METODOLOGIA CIENTÍFICA, FORMAÇÃO, ENGENHEIRO, EDUCAÇÃO
3 AS CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA METODOLOGIA CIENTÍFICA
4 APRENDER FAZENDO
5 CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO
6 AMPLIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SOBRE ACIDENTES COM ADOLESCENTESTRABALHADORES

7 BIBLIOGRAFIA




















1 RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns aspectos relevantes referentes à introdução da disciplina Metodologia Cientifica no curso de Engenharia Civil da Uniarp, no momento em que a intensificação do ritmo da introdução de novas tecnologias na produção, aliada ao processo de globalização daatividade econômica trazem profundas transformações no mundo do trabalho e desafios crescentes no campo da educação e qualificação dos trabalhadores. Primeiramente discutiremos aspectos referentes à formação do engenheiro num cenário de mudanças políticas, econômicas e sociais. Em seguida apresentaremos os princípios que nortearam a disciplina e por último a experiência desenvolvida com alunos, queculminou com o aprofundamento do temático acidente de trabalho com adolescentes trabalhadores, através de uma pesquisa.



















2 PALAVRA-CHAVE: METODOLOGIA CIENTÍFICA, FORMAÇÃO, ENGENHEIRO, EDUCAÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresentar alguns aspectos relevantes referentes ao desenvolvimento da disciplina Metodologia Cientifica no curso de Engenharia Civil daUniarp no momento em que a intensificação do ritmo da introdução de novas tecnologias na produção, aliada ao processo de globalização da atividade econômica trazem profundas transformações no mundo do trabalho e desafios crescentes no campo da educação e qualificação dos trabalhadores. Primeiramente discutiremos aspectos referentes à formação do engenheiro. Em seguida apresentaremos osprincípios que nortearam a disciplina e por último a experiência desenvolvida com alunos, que culminou com realização de uma pesquisa. Esta experiência, desenvolvida ao longo de um ano, permitiu que os alunos conhecessem algumas técnicas de pesquisa, tivessem uma visão mais ampla do problema e sobre tudo refletissem sobre a responsabilidade dos engenheiros na resolução de alguns problemas da sociedadebrasileira.
As mudanças políticas, econômicas e sociais que se desenvolvem na sociedade tem como resultado modificações em vários setores, especialmente no mundo do trabalho. As mudanças podem ser resumidas da seguinte forma: Nova dinâmica econômica, globalização, desregulamentação dos mercados; Rápidas mudanças tecnológicas associadas a uma base científica em constante renovação, sendo acapacitação tecnológica e sua integração à estratégia de negócios os determinantes principais da competitividade das empresas; Novas oportunidades e novos problemas exigindo conhecimentos multidisciplinares, trabalho em equipe, visão de mercado e atitude empreendedora e nova divisão do trabalho, padronização, modulação e terceirização.
Cabe ressaltar que as mudanças em curso aprofundam velhosproblemas sociais, como também levam ao surgimento de novos, o que exige a construção de soluções com a contribuição da Ciência.
Nesse cenário há múltiplas exigências: por um lado o mundo do trabalho e da cultura exige especialização e atualizações constantes – a chamada educação continuada. Por outro lado a maior complexidade da tecnologia utilizada nos processos produtivos e sua rápida evolução...
tracking img