Metodologia do ensino superior- prof. rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PÓS- GRADUAÇÃO EM GESTÃO E SUPERVISÃO






METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
LOURIVAL SOUSA CARVALHÊDO




PROFESSORA: ROSA









PARAGOMINAS
02/2012

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

A definição de pedagogia é antiga e tem origem na Grécia Antiga – Paidós (criança) + Agogé (condução), pois eram assim nomeados os pedagogos que conduziam ascrianças para terem aulas com os filósofos. Cada professor hoje é considerado um pedagogo “mediador” que não pode mais levar essa palavra ao radical, pois o professor não é mais escravo, visto que, apesar dos baixos salários, a profissão foi opção e escolha de cada um, mas a condução, essa sim, acompanha até hoje o papel dos profissionais da educação. Para compreender a metodologia e o seu papel naprática pedagógica, faz-se necessário explicar quem é o educador e como ele concebe o fenômeno educativo, tendo em vista as diretrizes que orientam sua atuação pedagógica. Entendendo educação no seu sentido mais amplo, pode-se dizer que educadores são todos os membros de uma sociedade. No entanto a educação sistemática, planejada com objetivos definidos e realizada através do ensino, que é um tipo deprática educativa, exige um profissional da educação com formação adequada. Mas, qual é a formação adequada?
A resposta está no entendimento que se tem do que é ser educador. É interessante citar Rubens Alves que compara, de forma metafórica, o educador com o professor:
Eu diria que os educadores são como velhas árvores.
Possui uma face, um nome, uma história a ser contada. Habitam um mundoem que o que vale é a relação que os liga aos alunos, sendo que cada aluno é uma entidade suigeneris, portador de um nome, também de uma história sofrendo tristezas e alimentando esperanças. E a educação é algo para acontecer neste espaço invisível e denso, que se estabelece a dois. Espaço artesanal. Mas professores são habitantes de um mundo diferente, onde o educador pouco importa, pois o queinteressa é um crédito cultural que o aluno adquire numa disciplina identificada por uma sigla, sendo que, para fins institucionais, nenhuma diferença faz aquele que a ministra. Por isso mesmo, professores são entidades descartáveis, coadores de café descartáveis, copinhos plásticos de café descartáveis (ALVES,
1994).
O educador olha os seus alunos como pessoas com necessidades,dificuldades, fraquezas e pontos fortes, procurando, com essa postura, contribuir para seu crescimento nos diferentes aspectos.
Quando currículo expressa a centralidade das políticas educacionais, ele está também expressando as intenções sociais, políticas, ideológico e até econômicas que se manifestam sobre a escola e sobre as aspirações que se tem sobre ela. Assim, currículo acaba se manifestandonas tensões e contradições entre o caminho que se almeja percorrer, a intenção deste caminho e o ponto de chegada dele. A importância da consciência política do educador é outro ponto a ser ressaltado. Como diz Freire (1988), a educação é um ato político – um ato que sempre é praticado a favor de alguém, de um grupo, de algumas ideias e, consequentemente, contra outro alguém, contra outro grupo econtra outras ideias.
O educador é alguém que deixa sua marca na educação de seus alunos. Dessa forma entendemos que os diferentes posicionamentos pessoais e profissionais do educador envolvem diferentes modos de compreender e organizar o processo ensino-aprendizagem, e, por isso, a sua ação educativa e a sua prática pedagógica retratam sempre uma opção política. Se voltar oolhar ao século XVII, pode-se encontrar a Didática Magna de Comênio, que trabalha de forma não crítica o considerado pai da Didática e que traçou um método que pudesse ensinar tudo a todos. Segundo Candau (1998, p.29), esta é a Didática Tradicional, “cuja grande contribuição é ter chamado a atenção para a organização lógica do processo ensino aprendizagem, nos seus aspectos mais gerais”. A...
tracking img