Metodologia da pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 3
PESQUISA QUANTO A NATUREZA 4
PESQUISA QUANTO AOS PROCEDIMENTOS 4
PESQUISA QUANTO AO OBJETO 5
PESQUISA QUANTO AOS OBJETIVOS 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8





































INTRODUÇÃO

Pesquisa é o conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrarsoluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos.
Todos os conceitos de pesquisa, de uma ou de outra maneira, apontam seu caráter racional predominante.
Segundo CERVO & BERVIAN (1983:50): “a pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos.”
Os tipos de pesquisas podem ser classificados de variasformas, por critérios que variam segundo diferentes enfoques.
Para cumprir a finalidade de oferecer apenas noções introdutórias, aprece o bastante limitar a classificação da pesquisa quanto à natureza, aos objetivos, aos procedimentos e ao objetivo.
















PESQUISA QUANTO A NATUREZA
Quanto à natureza, a pesquisa pode constitui-se em um trabalho cientificooriginal ou em um resumo de assunto. Por trabalho cientifico original entende-se uma pesquisa realizada pela primeira vez, que venha a contribuir com novas conquistas e descobertas para a evolução do conhecimento científico. Naturalmente, esse tipo de pesquisa é desenvolvido por cientistas e especialistas em determinada área de estudo.
O resumo é um tipo de pesquisa que dispensa a originalidade,mas não o rigor científico. Trata-se de pesquisa fundamentada em trabalhos mais avançados, publicados por autoridades no assunto, e que não se limita à simples copia das idéias. A análise e interpretação dos fatos e idéias, a utilização de metodologia adequada, bem como o enfoque do tema de um ponto de vista original são qualidades necessárias ao resumo de assunto.
Esse é o tipo de pesquisamais comum nos cursos de graduação. O resumo de assunto é um tipo de pesquisa que contribui para a ampliação de bagagem cultural do estudante, preparando-o para, futuramente, desenvolver pesquisas mais amplas e trabalhos originais.
A diferença entre trabalho científico original e resumo de assunto, portanto, não se fundamenta nos métodos adotados, mas nas finalidades da pesquisa.PESQUISA QUANTO AOS PROCEDIMENTOS

Pós procedimentos, ou seja, a maneira pela qual se obtêm os dados necessários permite estabelecer a distinção entre pesquisas de campo e pesquisas de fontes “de papel”. Nesta modalidade incluem-se à pesquisa bibliográfica e a documental.
A diferença entre uma e outra esta na espécie de documentos que constituem fontes de pesquisas: enquanto apesquisa bibliográfica utiliza fontes secundarias, ou seja, livros e outros documentos bibliográficos, a pesquisa documental baseia-se em documentos primários, originais.
Tais documentos, chamados “de primeira mão”, ainda não foram utilizados em nenhum estudo ou pesquisa: dados estatísticos, documentos históricos, correspondência epistolar de personalidades etc.
A pesquisa de campobaseia-se na observação dos fat6os tal como ocorrem na realidade. O pesquisador efetua a coleta de dados “em campo”, isto é, diretamente no local da ocorrência dos fenômenos. Para a realização da coleta de dados são utilizadas técnicas específicas, como a observação direta, os formulários e as entrevistas.


PESQUISA QUANTO AO OBJETO
As pesquisas quanto ao objetivo podem ser: bibliográficas, delaboratório e de campo.

Pesquisa bibliográfica:
A pesquisa bibliográfica tanto pode ser um trabalho independente como constituir-se no passo inicial de outra pesquisa. Já se disse, aqui, que todo trabalho científico pressupõe uma pesquisa bibliográfica preliminar.

Pesquisa de laboratório:
Pesquisa de laboratório não é sinônimo de pesquisa experimental e, embora a grande...
tracking img