Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O método indutivo seguido pelo Francis Baccon partiu de dados particulares, onde se concluía em uma verdade geral, ou seja, provável. Observa casos particulares da realidade que se forma umaconclusão geral, cuja todo conhecimento provém da experimentação.
Primeiramente nós observamos, fazemos uma relação de descobertas e depois generalizamos. Exemplo: o peixe 1 vive na água, o peixe 2 vive naágua e o peixe ‘x’ vive na água. Logo todos os peixes vivem na água.
O método dedutivo seguido pelo René Descartes é possível chegara certeza através da razão. Parte de princípios reconhecidos comoverdadeiros e indiscutíveis e tem a conclusão puramente formais usando apenas a lógica.
O método dele seguia primeiramente as leis gerais (todo homem é mortal), fatos particulares (Pedro é mortal) eexplicações (Logo, Pedro é mortal).
O método hipotético – dedutivo seguido pelo Popper é quando o pesquisador não dispõe de uma teoria (ou explicações insuficientes), ele começa pelo método indutivopara organizar as informações e possibilitar a formulação de uma teoria geral para depois formular e testar as hipóteses e assim utiliza o método dedutivo.
É a logica + experimentação que leva aoconhecimento. E defende em primeiro lugar o problema e a conjectura a serem testadas pela observação.
O método dialético seguido pelo Hegel é quando os fenômenos têm aspectos contraditórios, assimocorre o debate. Cuja, primeiro a realidade se apresentaria (tese), depois ele se nega (antítese) e por ultimo ele supera e elimina essa contradição (síntese).
E por último o método fenomenológicoseguido pelo Husserl propõe descrever o fenômeno, e não explicá-lo ou buscar relações causais, volta-se para as coisas mesmas como elas se manifestam. Voltar às coisas mesmas significa voltar ao mundo daexperiência considerando que, antes da realidade objetiva, há um sujeito que a vivencia; antes da objetividade há um mundo predado, e antes de todo conhecimento, há uma vida que o fundamentou....
tracking img