Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO TÉCNICO E ESPECIALIZADA DE RORAIMA
TÉCNICO EM RADIOLOGIA – TURMA 09

FELIPE AIRES CAMPOS

HISTÓRIA DA RADIOLOGIA NO BRASIL

Boa Vista/RR
2011
FELIPE AIRES CAMPOS

HISTÓRIA RADIOLOGIA NO BRASIL

Trabalho apresentado como pré-requisito para obtenção de nota na disciplina Metodologia Científica e da Comunicação no Curso Técnico em Radiologia/CETERR – Turma 09.Ministrada pelo Prof. Francisco Marcos Mendes Nogueira.

Boa Vista/RR
2011
SUMÁRIO

1. Introdução……………….………….………………………………………....…....03
2. Radiologia no Brasil………………………………………………………………..04
3.1 1897: Um passo para o Reconhecimento…...………..…………………………04
3.2 Qualificação Profissional – Um caminho necessário…………………………...05
3.3 Radiação: Um fator de risco aosprofissionais…………………………………..05
3.4 Proteção Radiológica………………………………………………………………05
3. Referência às principais Leis que regem a profissão de Técnico em Radiologia……………………………………………………………………………..…….06
4. Conclusão………………………………………………………………………...…07
5. Referência Bibliográfica……………………………………………………………08

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo trazer informações sobre o início do uso da radiologia noBrasil e quais os seus primeiros usuários (operadores), bem como relatar os períodos de evolução de tal tecnologia no país, buscando abranger de forma sucinta os temas propostos, a fim de enriquecer os conhecimentos sobre a área da radiologia, inclusive fazendo referência a algumas legislações referentes a esta área.



RADIOLOGIA NO BRASIL
1897: Um passo para o Reconhecimento

Em 1897, nacidade de Formigas, Minas Gerais, foi instalado, pelo médico José Carlos Ferreira Pires, o primeiro aparelho de raios X, como não havia energia elétrica na cidade ele funcionava com baterias e pilhas Leclancher de 0,75 HP, porém seus resultados não foram satisfatórios e logo o médico instalou um motor à gasolina, que funcionava como gerador elétrico. Esse foi o primeiro passo para o avanço de taltecnologia. Em 1906, foi instalado o primeiro aparelho de raios X em São Paulo, por Walter Seng, e desde então sua evolução (aperfeiçoamento) e o aumento de suas utilidades não pararam de crescer. Em 1971 foi trazido para o Brasil, pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (EBCC), o primeiro mamógrafo, e em 1975, em São Paulo, foi instalada a primeira Tomografia Computadorizada, e desbravou-sesua utilização, de modo que em 1986, também em São Paulo, foi instalado o primeiro aparelho de Ressonância Magnética, levando em 1990, à inauguração o primeiro Centro de Ressonância Magnética em Hospital Público do Brasil.

Qualificação Profissional – Um caminho necessário

Em 1950 foi realizado um importante feito para o reconhecimento da profissão de Técnicos em Radiologia, começou-se oprocesso de qualificação do profissional em radiologia, nesse ano foi inaugurado o primeiro Curso de Técnico em Radiologia, ocorrido no Hospital das Clínicas, no Estado de São Paulo. Em 1952, após a formação dos alunos da primeira turma de Técnicos em Radiologia, foi funda a associação dos Técnicos em Radiologia do Estado de São Paulo (ATRESP). Após o grande aumento desse tipo de curso em todo oBrasil, com o aumento do número de associações, fez-se necessária em 1966, a criação da Federação das Associações dos Técnicos em Radiologia dos Estados do Brasil, a FATREB, no entanto a profissão de Técnicos em Radiologia foi regulamentada somente em 29 de outubro de 1985, e logo após sua regulamentação foi criado o Conselho Nacional dos Técnicos em Radiologia (CONTER). Em 1994, inicia-se a primeiraturma de tecnólogos em radiologia, profissionais de nível superior, na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA – (RS).

Radiação: Um fator de risco aos profissionais

Por estarem quase que diariamente expostos à radiação, os profissionais da área de saúde, mais precisamente os tecnólogos e técnicos em radiologia, estão mais vulneráveis, e pro isso mais propícios aos efeitos...
tracking img