Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERCIDA

Curso: Administração
Disciplina: Metodologia Cientifica
Nome: Fabio Ribeiro de Sá




1- Conceitue Pesquisa


A pesquisa é classificada como científica quando satisfaz a determinadas condições. Seu objeto deve ser perfeitamente definido de forma que possa ser reconhecível e identificável por todos. O estudo deve acrescentar algo ao que já se sabe sobre o assunto eser útil como fonte de pesquisa, fornecendo elementos que permitam a verificação e a contestação das hipóteses apresentadas, tendo em vista a sua continuidade.com este processos juntando informações sobre um determinado assunto e analisando, utilizando um método cientifica com a intenção de aumentar o conhecimento de algum assunto.

A elaboração de um trabalho científico, definido monografia ououtro tipo de trabalho (Tese, TCC, Dissertação de Mestrado, etc.) exige do pesquisador iniciante um trabalho intenso, tendo em vista a busca de uma ou mais resposta ao problema proposto. Essa busca, que mais se assemelha a uma garimpagem intelectual denomina-se pesquisa.
É bem evidente que conhecimento, em geral, pode ser obtido de várias maneiras. O camponês tem um conhecimento apropriadodas plantas que cultiva, sabe a época de plantar, de colher, etc. estas ações podem esta baseada em conhecimentos aprendidos por imitação, através da experiência pessoal ou de conhecimento internalizado pela educação formal, transmitida por antecessores; pela tradição. Este homem pode, ainda, possuir um conhecimento obtido por modo racional por transmissão e treinamento apropriado conduzido pelaciência. Este agricultor sabe que o cultivo do mesmo tipo, todos os anos viria a exaurir o solo, passando-se a cultivar diferentes tipos de plantações para se evitar tal procedimento. Ainda no período feudal começou-se a cultivar duas faixas de terra e deixar uma terceira para alternar a produção e conseqüentemente não ocorrer a exaustão do solo. No início da Revolução Agrícola não se prende aoaparecimento, no século XVIII, de melhores arados, enxadas e outros tipos de maquinaria, mas à introdução, na segunda metade do século XVII, da cultura do nabo e do trevo, pois seu plantio evitava o desperdício de se deixar a terra em repouso: seu cultivo “revitalizava” o solo, permitindo o uso constante. O conhecimento científico tende a aperfeiçoar e mudar, diante de novas descobertas, conceitosanteriores tidos como verdadeiros.
Neste momento nós dispomos de duas categorias de informações na formação deste conhecimento: O Conhecimento Popular (vulgar e empírico) e o Conhecimento Científico.
A pesquisa é classificada como científica quando satisfaz a determinadas condições. Seu objeto deve ser perfeitamente definido de forma que possa ser reconhecível e identificável por todos. Oestudo deve acrescentar algo ao que já se sabe sobre o assunto e ser útil como fonte de pesquisa, fornecendo elementos que permitam a verificação e a contestação das hipóteses apresentadas, tendo em vista a sua continuidade.

2-Trace características principais de cada tipo de Pesquisa.


2.1-Pesquisa Bibliográfica


Está procura explicar um problema a partir de referências teóricaspublicadas em artigo, livros, dissertações e tese, busca-se conhecer e analisar as contribuições culturais do passado sobre determinados assunto, tema ou problema. É imprescindível que seja apresentada a fonte completa da obra pesquisada, Nome, sobre nome, titulo, editora, Cidade e ano.


2.2-Pesquisa Descritiva


Está pesquisa observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos(variáveis) sem Manipulá-los. Procura descobrir, com maior precisão possível, a freqüência com que o fenômeno ocorre, sua relação e conexão com outros, sua natureza e suas características.


Segue abaixo algumas formar que a pesquisa descritiva se destaca:


a) Estudos descritivos: este estudo tem suas descrições como características, propriedades ou relações já...
tracking img