Krebs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo de Krebs

1. Constituintes principais

As enzimas, são os principais constituintes de todas as reações do ciclo de Krebs, seja de anabolismo ou catabolismo. No ciclo deKrebs, o ácido pirúvico (C3H4O3) proveniente da glicólise sofre uma descarboxilação oxidativa pela ação da enzima piruvato desidrogenase, existente no interior das mitocôndrias dos seres eucariontes, e reage com acoenzima A (CoA). O resultado dessa reação é a produção de acetilcoenzima A (acetilCoA) e de uma molécula de gás carbônico (CO2).
Em seguida, a acetilCoA reage com o oxaloacetato, ou ácidooxalacético, liberando a molécula de coenzima A, que não permanece no ciclo, formando ácido cítrico.

2. Importância do ciclo de Krebs

A importância do ciclo de Krebs, principalmente no processorespiratório se inicia à partir da formação de moléculas de ácido pirúvico que ao entrar na mitocôndria reage juntamente com o oxigênio formando gás carbônico e liberando elétrons de oxigênio. Tambémpode trabalhar em outras reações metabólicas como a formação do citrato, a formação do isocitrato, oxidação do alfa, regeneração do exaloacetato e outras.

3. Seus principais passos

 1°:Oxalacetato (4 carbonos) Citrato(6 carbonos)

O ácido acético proveniente das vias de oxidação de glicídios, lipídios e proteínas, combinam-se com a coenzima a formando o Acetil - CoA. A entrada destecomposto no ciclo de Krebs ocorre pela combinação do ácido acético com o oxalacetato presente na matriz mitocondrial. Esta etapa resulta na formação do primeiro produto do ciclo de Krebs, o citrato. Ocoenzima A, sai da reação como CoASH.

2°: Citrato (6 carbonos) Isocitrato(6 carbonos)

O citrato sofre uma desidratação originando o isocitrato. Esta etapa acontece para que a molécula decitrato seja preparada para as reações de oxidação seguintes.

3°: Isocitrato αcetoglutarato (5 carbonos)

Nesta reação há participação de NAD, onde o isocitrato sofre uma descarboxilação e...
tracking img