Metodologia 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS SOCIAIS DE VAZANTE

METODOLOGIA 5S APLICADA NA EMPRESA GALVANI INDUSTRIA COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA EM LAGAMAR

Trabalho apresentado à Faculdade Unipac de Educação e Estudos Sociais de Vazante como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em administração de empresas, sob aorientação do professor Marcus Vinícius Maciel Trajano.

Aluno: Clésio Roberto da Silva

VAZANTE
2011

1 - Introdução

Para VANTI (1999), a busca por um ambiente de qualidade é uma preocupação cada vez mais freqüente dos administradores para atingir os objetivos das organizações. Os gestores procuram o completo envolvimento das pessoas na tomada de decisões, tornando-as mais comprometidase responsáveis pelos rumos da organização na qual trabalham.
Para conduzir programa a empresa está sempre atualizando a ferramenta de 5S para que seja cada vez mais eficiente. Entre as várias vantagens da metodologia 5S, existem algumas que se destacam, como: a possibilidade de se aplicá-la em qualquer lugar em que se estiver e a possibilidade de os seus cinco sensos implicarem em umproveitoso trabalho em equipe.
Para que esse programa, com efeito, consiga se enraizar na empresa será necessário a cooperação de todos nele envolvidos (todas as pessoas que trabalham na organização em geral), além da plena consciência do que é o programa e os benefícios que o mesmo trará não só à empresa envolvida, mais também aos seus próprios colaboradores.
CITAR MAIS
Embasado nessaspremissas, buscamos conhecer a implementação do Controle da Qualidade Total, técnica que oferece vantagens como: administração participativa, incremento de eficiência, eliminação do desperdício, melhoria no ambiente de trabalho, otimização de espaço, prevenção de quebra e de acidente, mudança de comportamento e hábito, melhoria nas relações humanas, espírito de equipe, autodisciplina, eliminaçãodo stress das pessoas, padronização dos processos, confiabilidade dos dados de controle e redução/eliminação das condições inseguras.
Enfim o 5S é uma ferramenta fantástica que quando bem aplicada mostra ótimos resultados independente do campo de atuação.
O objetivo principal deste artigo é combinar a filosofia 5S e as vantagens que levaram a empresa Galvani IndustriaComercio e Serviços Ltda. (Unidade de Lagamar) a implementar o Controle de Qualidade Total, credenciando-se a uma certificação. Tem ainda o objetivo especifico de explicitar os fundamentos naturais da Filosofia 5S, através da análise da literatura sobre esse tema.

2 – A filosofia dos sensos

Segundo Campos (1992), na essência, 5S gera uma mudança de conduta, hábitos,comportamento e tende a mobilizar toda a organização, do presidente aos operários, áreas administrativas, serviços e manutenção. Porém, necessita ser liderado pela alta administração servindo de modelo, de exemplo e com isso mobilizando toda a organização em um verdadeiro trabalho de equipe assimilado por todos.
A metodologia 5S é originária do Japão, onde os pais utilizam-se destatécnica para ensinar a seus filhos os princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. Depois de ocidentalizada, esta técnica ficou conhecida também, como Housekeeping (RIBEIRO 1994).
Algumas empresas no Japão utilizam o 5S como uma ferramenta indispensável para obtenção e a consolidação do processo educacional de quaisquer atividades.
Apesar do 5S ser reconhecido mundialmentecomo originário do Japão, a essência está presente em qualquer população, nação, sociedade, família ou pessoa que pratique bons hábitos, que zele pela higiene, segurança, bem-estar, sensatez e respeito ao próximo.
O Programa 5S é uma filosofia de trabalho que promove na organização, limpeza e disciplina, através da consciência e responsabilidade de todos, tornando o ambiente de...
tracking img