Metodologia 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA 5’S

SUMÁRIO

1 - Introdução 3
2 - Histórico 4
3- Objetivos do Programa 5’s 4
4 – Descrição de Cada “S” 5
4.1 Seiri – Senso de Utilização 5
4.2 – Seiton – Senso de Ordenação5
4.3 – Seiso – Senso de Limpeza6
4.4 – Seiketsu – Senso de Saúde 7
4.5 – Shitsuke – Senso de Auto Disciplina8
5 – Considerações Finais 9
Referências9


1 - Introdução

A gestão de Qualidade éprimordial para o estabelecimento e sobrevivência de uma instituição e para viabilizar o controle de atividades, informações e documentos. Uma das ferramentas que pode ser usada para implantar o Sistema da Qualidade total numa empresa ou instituição é o Programa 5’s. Este é o ponto de partida e um requisito básico para o controle da qualidade, uma vez que proporciona vários benefícios ao setor.
Oconceito da Metodologia 5’s surgiu no Japão e recebeu esse nome devido as iniciais das palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa Seiri, Seiton , Seiso, Seiketsu e Shitsuke o que significa utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina respectivamente. Para facilitar a nossa compreensão acrescentaram a palavra senso em cada uma das palavras, para transmitir mais força emotivação para se alcançar os objetivos desejados.
O programa tem o objetivo específico de melhorar as condições de trabalho e criar na organização o “ambiente da qualidade”, tornando-o altamente estimulador para que as pessoas possam transformar os seus potenciais em realização. A prática nas empresas tem mostrado que o Programa 5’s representa uma oportunidade inigualável de mobilização dosempregados, preparando o caminho para a introdução de programas de qualidade mais avançados.

2 - Histórico
As práticas do programa 5’s tiveram início no Japão, nas décadas de 50 e 60, logo após a Segunda Guerra Mundial, quando o pais vivia a chamada de competitividade. Além do mais as fabricas encontravam-se com muitas sujeiras. O país precisava reestrutura-se, organizar as indústrias e melhorara produção para ser compatível com o mercado mundial.
Sendo assim, houve uma grande necessidade de implantar um programa de qualidade, mas como iniciar a implantação? A resposta do professor Kaoro Ishikawa era: Sempre pela limpeza, varrendo literalmente. Não tem qualidade em ambientes sujos. Pela Lógica podemos concluir que não se tem qualidade total sem a aplicação dos 5’s.
A Espanha eInglaterra adotaram metodologias equivalentes, porém com nomes diferentes: “Teoria da Escova” e “Housekeeping”, respectivamente; mas a idéia é a mesma, sempre buscar o Sistema da Qualidade Total.
É possível eliminar o desperdício (tudo o que gera custo extra) em cinco fases, com base no método "5S". Foi um dos fatores para a recuperação de empresas japonesas e a base para a implantação da QualidadeTotal naquele país.
Os cinco conceitos foram introduzidos no Brasil posteriormente, em 1991, pela Fundação Cristiano Ottoni.
3- Objetivos do Programa 5’s
A Metodologia 5’s tem como objetivo combater eventuais perdas e desperdícios nas empresas e indústrias; auxiliará na reorganização da empresa; facilitará a identificação de materiais; descarte de itens obsoletos; melhoria na qualidade de vida eambiente de trabalho para os membros da equipe; prepara os trabalhadores para uma gestão participativa; incentivo à criatividade; educar a população e o pessoal envolvido diretamente com o método para aprimorar e manter o Sistema de Qualidade na produção e outros.
Cada fase é intimamente ligada à outra, sendo também um “pré-requisito” para a consolidação da fase seguinte. Uma vez iniciado oprocesso, fica mais fácil dar continuidade à implantação do método. Consequentemente, haverá consolidação do Sistema da Qualidade e melhoria do desempenho geral no setor.

4 – Descrição de Cada “S”
4.1 Seiri – Senso de Utilização
Também pode ser interpretada como Senso de Arrumação, Organização, Seleção. Esta fase consiste em separa, ordenar, classificar os objetos para que só se utilize o que for...
tracking img