Metodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TORTURA

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Una para obtenção de créditos na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico. Período:1º. Professora: Anna Flavia Arruda Lanna Barreto

Contagem
2012
1.Tortura na Argélia

O documento relata o depoimento de uma jovem francesa, cujo pai era um torturador. Ela descreve que seu paiera um alto funcionário e que ia a uma constante busca aos Argelinos. Ela sofre muito com a situação abordada, ter um torturador como referência paterna e a indignação de como um ser humano podem chegar ao ponto de conseguir ouvir um grito de dor. É mencionado que ela já não conseguia olhar mais para seu pai, pois se sentia constrangida e aterrorizada com a situação, então deixou de visitá-lo.O enterro do pai estava repleto de oficiais, mas a indignação da jovem em saber que as pessoas estavam ali se lastimando por uma pessoa que para ela já não era mais um exemplo e sim uma vergonha, pois foi derramado muito sangue e muitas vidas foram tirados pelas mãos daquele homem.
O contexto histórico da época estudado foi a Guerra na Argélia, onde o país era uma colônia francesa e clamava porindependência. O conflito durou oito anos, e acontece de 1954-1962. Ocorria na época uma contestação política contra os franceses, os argelianos buscavam alertar a população nacional e internacional sobre a violência e a arbitrariedade cometida pelas tropas francesas. A situação se tornou grave, foi tomada a atitude pelo governo de praticar a tortura, o racismo e os massacres civis para tentarconter a população argeliana, e prender os civis que se recusavam participar do conflito colonial, que por razões de princípios ficaram do lado dos argelianos.
O acontecido matou cerca de 170.000 mil pessoas, e foi caracterizado pela guerrilha e pela tortura praticada. É notada também a grande censura da imprensa, pois as pessoas que ousavam escrever sobre as atrocidades que os militares francesesfaziam com o povo argeliano, eram presos e torturados. Os crimes eram praticados até em crianças e mulheres, que por sua vez publicado, tiveram seus exemplares apreendidos.
1.1 A Guerra Civil da Argélia ocorreu de 1º de novembro de 1954 até meados de 1962. Localizada no norte da África, a Argélia é a segunda maior nação do continente. Colônia da França por 132 anos, conquista a independência em1962, após quase dez anos de guerra. Esta guerra aconteceu entre dois partidos revolucionários, o FLN (Frente de Libertação Nacional) e o MNA (Movimento Nacional Argelino). Ambos queriam conquistar a independência do país, mas havia uma discordância entre os dois. Desta forma, ocorreram simultaneamente duas guerras, uma guerra entre a França e o povo argelino, e uma guerra civil entre ospartidários argelino-franceses e seus opositores argelinos pró-independência. A guerra entre a França e o FNL, foi uma guerra sangrenta, brutal e racista, além de torturas por parte do lado francês, como descreve FANON, 1968, em carta de filha de torturador: 

Meu pai era um alto funcionário. Tinha sob sua responsabilidade uma imensa região rural. Desde o princípio dos acontecimentos, ele se lançou à caçaaos argelinos com uma raiva furiosa. Deixou até de comer e dormir, de tal modo o excitava a idéia de reprimir a rebelião. Realmente, cada vez que me achava em casa, passava as noites acordada, porque os gritos que chegavam aos meus ouvidos não cessavam de me atormentar; no porão e nos cômodos utilizados agora com outra finalidade, torturava-se aos argelinos a fim de obter informações.

Porém,foi enaltecido suas qualidades como torturador, conforme ainda descreve FANON, 1968, na mesma carta referida anteriormente:

Todos aqueles oficiais que vinham prantear a morte de meu pai, cujas "altas qualidades morais haviam conquistado a população indígena", me davam náusea. Todo o mundo sabia que tudo aquilo era falso. Ninguém ignorava que meu pai era o principal responsável pelos centros...
tracking img