Metodo mae canguru

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROFISSÃO ENFERMAGEM

Ivana Siqueira, enfermeira com tese de doutorado defendida em 2004, na Universidade São Paulo, dirige o serviço de enfermagem do Hospital Sírio-Libanês.
Dráuzio Varella é um médico oncologista, cientista e escritor brasileiro, formado pela Universidade de São Paulo, na qual foi aprovado em 2° lugar, conhecido por popularizar a medicina em seu país, através de programasde rádio e TV. Foi também um dos fundadores da Universidade Paulista e da Rede Objetivo, onde lecionou física e química durante muitos anos.
A maioria das enfermeiras do passado era treinada na prática da profissão. Aprendiam com as mais velhas a cuidar dos doentes e a portar-se de acordo com as normas e exigências que as circunstâncias e a ocasião exigiam. Eram mulheres abnegadas, experientes,mas com pouco preparo teórico que fundamentasse seu trabalho profissional. No mundo moderno, enfermagem é uma carreira que exige formação universitária. Enfermeiros e enfermeiras estudam muito, fazem cursos de mestrado e doutorado, assumem postos nas universidades e exercem funções absolutamente fundamentais nos hospitais. Não existe hospital que possa fazer medicina de ponta se não contar com umcorpo de enfermagem homogêneo e bem preparado.
ENTREVISTA

FORMAÇÃO PROFISSIONAL
DRAUZIO – Enfermagem ainda é uma profissão predominantemente feminina?
IVANA SIQUEIRA – Até alguns anos atrás, eu diria poucos anos, praticamente só havia mulheres enfermeiras. Atualmente, acredito que muitos homens estejam optando por essa profissão, motivados, pelo fato de existir maior oferta de trabalho oshospitais, não só no que se refere á assistência aos pacientes, mais também na área administrativa e de ambientação (serviços de recepção, lavanderia, auditoria, etc.) e nas universidades. É importante destacar, porém, que a vocação para ser enfermeiro ou enfermeira está diretamente ligada ao cuidar dos doentes. Acima de tudo, é isso que faz as pessoas optarem por essa profissão.

DRAUZIO –Normalmente, quando os leigos pensam em enfermeiras, não fazem ideia do que as universidades exigem para preparar essas profissionais. Que matérias constam dos currículos das faculdades de enfermagem?

IVANA SIQUEIRA – Atualmente, nos hospitais em que trabalho e de onde vem minha experiência, enfermeiros e enfermeiras estão chegando cada vez mais preparados. Nas universidades, os cursos de graduaçãoduram quatro anos em período integral, ou seja, são quatro anos estudando o dia inteiro anatomia, fisiologia, ética, administração, farmacologia, bioquímica, estatística e fundamentos de enfermagem, tais como aplicar injeções, ministrar remédios, etc. Apesar do currículo intenso e multidisciplinar, cada vez mais os profissionais da área estão procurando cursos de especialização em ostomia, terapiaintensiva, administração hospitalar, urologia e ortopedia, por exemplo. Em geral, são cursos de um ano que, além de agregar conhecimento, habilitam os profissionais para ingressarem no mercado de trabalho de forma mais competitiva.
Há ainda os que se matriculam nos cursos de pós-graduação, apesar de serem poucas as universidades preparadas para oferecer esses cursos, pois a maioria não conta commestres e doutores como parte de seu corpo docente.
De qualquer modo, o mestrado pode ser realizado em dois anos. Já para o doutorado, o prazo é de quatro anos e exige a defesa de uma tese inédita. Elaborá-la demanda um trabalho árduo porque, em geral, as pessoas estão trabalhando e estudando ao mesmo tempo.
Estou há dezenove anos na profissão e acredito que ainda não terminei minha formaçãoapesar de ter defendido tese recentemente. Acredito também que, por exigência do mercado de trabalho, os novos profissionais estão imbuídos dessa necessidade de especialização e doutorado.

DIFERENTES FUNÇÕES OCUPACIONAIS
DRAUZIO – Considerando sua experiência profissional de quase 20 anos, que diferença você vê entre a enfermagem de hoje e a que existia quando você se formou?
IVANA SIQUEIRA –...
tracking img