Metodo mackenzie lombalgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA MARCELE MIKA SATO

TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO COM MÉTODO MCKENZIE NA DOR LOMBAR

Tubarão 2007

2

MARCELE MIKA SATO

TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO COM MÉTODO MCKENZIE NA DOR LOMBAR

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial à obtençãodo título de fisioterapeuta.

Orientador: Prof. Msc. Ralph Fernando Rosas.

Tubarão 2007

3

MARCELE MIKA SATO

TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO COM MÉTODO MCKENZIE NA DOR LOMBAR

Este trabalho de Conclusão de Curso foi julgado adequado à obtenção do grau de Bacharel em Fisioterapia e aprovado em sua forma final pelo curso de graduação em Fisioterapia da Universidade do Sul de SantaCatarina.

Tubarão, 26 de novembro de 2007.

________________________________ Prof. Ralph Fernando Rosas, Msc. Universidade do Sul de Santa Catarina

________________________________ Prof. Rafael Nascimento, Esp. Universidade do Sul de Santa Catarina

________________________________ Prof. Aderbal da Silva Aguiar Júnior, Msc. Universidade do Sul de Santa Catarina

4

Dedico este trabalhoaos meus pais Mario e Marina, que acreditaram e lutaram durante estes anos para que conseguisse concluir esta etapa da minha vida.

5

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente, aos meus pais, pela vida, carinho, incentivo, dedicação e por ter me bancado durante a faculdade; As “misses” Enrolada (Cíntia), Atrapalhada (Mone), Bic (Vau), também a Fabíola e Luciani, que estiveram sempre do meulado, me ajudando, apoiando e contribuindo para que este trabalho fosse concretizado; Aos meninos (Gabriel, Juliano, Michell, Thiago, Henrique, Paulinho) brigada pela força; Aos meus irmãos Marcia, Milena (que fez meu slide) e Marcos por ter revisado o meu trabalho e ter me ajudado e a minha cunhada Joyce por ter realizado o meu abstract. Valeu pessoas! Ao meu orientador Ralph, pela paciência ededicação, muito obrigada! Aos membros da banca por concederem seu tempo para contribuir em meu trabalho.

6

Quando nada parece ajudar, eu vou e olho o cortador de pedras martelando sua rocha talvez cem vezes sem que nem uma só rachadura apareça. No entanto, na centésima primeira martelada, a pedra se abre em duas, e eu sei que não foi aquela a que conseguiu, mas todas as que vieram antes. (JacobRiis).

7

RESUMO

A lombalgia ou dor lombossacra é um problema muito prevalente, 75% a 80% das pessoas sofrem durante alguma época da vida e com mais da metade da população sendo acometida por essa entidade. A sua prevalência é conhecida em vários países atingindo valores elevados, isso faz com que a lombalgia torna um problema de saúde pública. É um importante problema de saúde públicapela morbidade e custos econômicos e sociais que acarreta. Neste estudo foi realizado o método McKenzie para o tratamento de dor lombar. O método McKenzie baseia-se no movimento migratório do núcleo pulposo como resultado da flexão e extensão da coluna vertebral, visando quais movimentos centralizam ou eliminam a dor no paciente. Esta pesquisa foi do tipo quantitativa e o procedimento da coletaentendese como quase-experimental. Objetivo geral analisar o efeito do método McKenzie na dor lombar em estudantes do Curso de Sistema de Informação e Fisioterapia. Materiais e métodos: 10 estudantes que preencheram o critério de inclusão na amostra, e que foram avaliados, orientados sobre as posturas na Clínica Escola de Fisioterapia – UNISUL e submetidos a realizar as posturas do método de Mckenzieem sua residência durante 1 mês de intervenção. Resultado: foi feito o teste Wilcoxon para amostras dependentes com α =0,05 onde apresentou que foi positivo, a diminuição da dor lombar e o aumento da flexibilidade nos sujeitos da pesquisa é estatisticamente significante.

Palavras-chave: Lombalgia. Método McKenzie. Flexibilidade.

8

ABSTRACT

The low back pain or lumbosacral pain is a...
tracking img