Metodo completo de saxofone

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Amadeu Russo
MÉTODO COMPLETO de SAXOFONE
Saxofone Soprano Saxofone Alto

Inicie os seus estudos sempre com o acompanhamento de um professor de saxofone.

Saxofone Tenor

Introdução ao Estudo de Saxofone
Saxofone erudito
O saxofone é um instrumento de sopro, também conhecido simplesmente como sax inventado em 1840 pelo belga Adolphe Sax, um respeitado fabricante de instrumentos, queviveu na França no século XIX. PORQUE SAXOFONE ERUDITO? Este estudo acende a atenção do leitor e é focado na orientação dirigida à execução da música erudita, com elementos que destacam a riqueza da interpretação de música sacra. Desenvolva seu estudo com peças clássicas. Por isto o termo: saxofone erudito.

O Inventor do Saxofone - Adolphe Sax
Antoine Joseph Sax (6 de Novembro de 1814 - 4 deFevereiro de 1894), mais conhecido como Adolphe foi um construtor de instrumentos belga, conhecido por ter inventado o saxofone. Adolphe Sax nasceu em Dinant, Bélgica. O pai, Charles-Joseph Sax, também era construtor de instrumentos. Adolphe cedo começou a construir os seus instrumentos.. Quando deixou a escola, Sax começou as experiências para descobrir novos instrumentos, a sua primeira invençãoimportante foi um melhoramento no clarinete baixo, que patenteou apenas com 20 anos de idade. Em 1841, Sax mudou-se para Paris, onde continuou a trabalhar na construção e invenção de instrumentos. A sua invenção mais famosa foi o saxofone, destinada a ser usado nas bandas militares. O instrumento tem o corpo metálico, com uma palheta de madeira, semelhante ao clarinete.

Construção
O Saxofone é uminstrumento fabricado em metal, geralmente latão, com uma mecânica semelhante à do clarinete e à da flauta. É composto basicamente por um tubo cônico com 26 orifícios que têm as aberturas controladas por 23 chaves vedadas com sapatilhas geralmente de couro (nas versões mais modernas) e uma boquilha onde se acopla uma palheta geralmente de bambu (instrumento de palheta simples). A família dossaxofones é bem extensa, mas o desenho é semelhate a todos, sendo de forma similar a um cachimbo ou ainda reto, dependendo do tamanho. O saxofone propriamente dito é composto por duas partes distintas. • O corpo e o cachimbo, também conhecido como Todel. • A "boca" do sax onde sai o som recebe o nome de: campana. • É no Todel é que se encaixa a boquilha. Feito isso, encaixa-se o Todel no orifíciocorrespondente e aperte a presilha. Pronto.

A boquilha
A boquilha é a peça que se encaixa na ponta do saxofone e na qual é fixada a palheta. Seu funcionamento é semelhante ao de um apito, que gera as vibrações que irão percorrer o corpo do instrumento e as quais se tornarão o som típico do saxofone. As boquilhas podem ser fabricadas dos mais diversos materiais: massa plástica, metais, acrílico,madeira, vidro e até mesmo osso, contudo as de massa plásticas e de metais são as mais utilizadas. O formato das boquilhas também pode variar bastante, tanto externamente quanto internamente. Alterações nos formatos implicam em alterações significativas do som produzido, e devido à este fato a escolha da boquilha é uma decisão muito pessoal para cada saxofonista. Não existe um padrão entre asfábricas. A grosso modo, duas medidas internas são definidas: a altura da abertura e a sua profundidade. Quanto maior for a abertura e menor a profundidade, mais estridente será o som produzido, já o contrário resulta num som abafado e pequeno.

A palheta simples
A palheta está para o saxofone assim como a corda está para o violão. A palheta simples do saxofone é a responsável pela emissão do som doinstrumento. Ao soprarmos a boquilha é gerada uma coluna de ar que faz vibrar a palheta, produzindo o som. As palhetas são fabricadas com madeira, geralmente cana ou bambu, existindo porém palhetas sintéticas criadas pela engenharia moderna. Existem numerações para determinar o nível de dureza de uma palheta, mas esta numeração não é padronizada, varia de fabricante para fabricante. Quanto mais...
tracking img