Meteorologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Durante o mês de outubro, houve uma considerável diminuição da atividade frontal no setor leste do Brasil em comparação com o mês anterior. Apenas dois sistemas conseguiram atuar ao norte de 25ºS contra cinco que avançaram para latitudes mais baixas em setembro passado. Durante a segunda quinzena, houve a formação do primeiro episódio de ZCAS e as chuvas também foram mais generalizadas,ficando acima da média histórica na maior parte das Regiões Norte, Nordeste e Sul do Brasil, com destaque para as cidades de Ivaí-PR (263 mm), Chapecó-SC (315 mm) e Iraí-RS (284,1 mm). Nestas localidades, os totais mensais excederam os valores climatológicos em mais que 100 mm, segundo dados do INMET. Por outro lado, as chuvas ficaram abaixo da média histórica nos Estados do Acre, Rondônia e na maiorparte do Amazonas.

a) Qual o significado de “diminuição da atividade frontal...”?

houve uma diminuição na transição entre duas massas de ar com características distintas, diminuindo a presença de nuvens e precipitações, já que em outubro choveu menos que no mês anterior.


b) Considerando que "Apenas dois sistemas conseguiram atuar ao norte de 25ºS contra cinco que avançaram para latitudesmais baixas em setembro passado" podemos supor que diferenças na analises do tempo em setembro e outubro?

Que houve uma melhora de temperaturas em outubro devido o fato de dois sistemas meteorológicos atuarem em relação a setembro. Menos chuvas, mudança dos ventos.

2) Neste trimestre, as chuvas são freqüentes em praticamente todo o País, com exceção do nordeste de Roraima e do leste doNordeste. Volumes de chuvas superiores a 1000 mm, são observados no leste do Amapá, na Ilha do Marajó-PA, nos setores nordeste e sudeste do Pará e no sudeste do Amazonas. Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, os totais de chuva variam em torno de 300 mm e 700 mm. Nestas Regiões, as chuvas são ocasionadas, principalmente, pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Na Região Sul, totaisde chuva de aproximadamente 450 mm ocorrem no Estado do Paraná e inferiores a 400 mm no sul e sudeste do Rio Grande do Sul. A temperatura máxima varia entre 28ºC e 34ºC nas Regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Nas Regiões Sul e Sudeste, as máximas podem variar entre 24ºC e 32ºC. Os menores valores de temperatura, em torno de 14ºC, são esperados sobre as áreas serranas da Região Sul e dosEstados de Minas Gerais e São Paulo. Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas mínimas variam entre 22ºC e 24ºC.

a) Explique o fenômeno meteorológico descrito no texto acima

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), é definida como sendo uma faixa de nebulosidade persistente que se estende do Atlântico Sul Central ao sul da Amazônia, está associada a uma zona de convergência na baixatroposfera e é orientada no sentido noroeste-sudeste ficando bem caracterizada no verão. É a responsável por períodos de enchentes na região sudeste e veranicos (períodos de estiagem, acompanhada por calor intenso em plena estação fria com duração de mais de quatro dias, baixa umidade relativa e forte insolação) na região sul do Brasil.

b) Quais os problemas e benefícios deste fenômeno para asociedade.

Problemas: enchentes, desabamentos, mortes.
Benefícios: Podem trazer chuva para a agricultura, acarretando ganho na produtividade.

3) O monitoramento do tempo a partir de observações de superfície ou sensoriamento remoto da atmosfera, que por sua vez inclui observações de radar meteorológico e satélites, permite a identificação de condições adversas como à ocorrência de tempestadese outros fenômenos causadores de tempo severo. O monitoramento feito por radar meteorológico ou satélite tem a grande vantagem de capturar uma extensa área que permite a criação de um campo contínuo das variáveis atmosféricas observadas, como por exemplo o campo de chuva, o campo de temperatura do topo das nuvens, o campo de refletividade radar, entre outras em tempo quase real.
A observação...
tracking img