Metalografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Prática Metalográfica:
Consiste, no estudo de produtos metalúrgicos ,utilizando, um corpo de prova para análise microscópica, onde são estudado, na sua superfície, a sua estrutura etextura. Uma vez que a estrutura dos aços é composta de grãos,cristais,veios,agulhas, glóbulos e etc. Para a realização deste procedimento é necessário, que a superfícieesteja polida , e atacada por um reagente adequado.
Amostra: Aço SAE 1020
Composição química média
C : 0,20 % , Mn: 0,45% , P: 0,030 % , S: 0,050 %
Características:
Aço de temperabilidade baixa ,excelente forjabilidade e soldabilidade , entretanto com baixa usinabilidade. É aplicável em produtos de variadas formas, também pode ser aplicado em cementação .
Aplicação:
Indústriaautomobilística e forjados

Procedimento Metalográfico

Corte:
Muitas vezes, é necessário o corte, pois o material, pode ter sofrido alterações, por processosmecânicos como: aplainamento, fresamento,torneamento, entre outros. Isso faz com que os grãos dos metais sofram deformações em suas estruturas, por isso é necessário ocorte,para obter uma secção transversal sem deformações, o que prejudicaria o procedimento.Assim, é o corte é feito em um equipamento, chamado policorte, que é feito com discos abrasivos, com grande quantidade de fluido refrigerante, que evita, aquecimentos quedeformam as estruturas, e deve ser feito em baixas rotações. Para a escolha do disco, é necessário conferir as propriedades mecânicas dodisco,assim como a potência do motor da máquina, e as propriedades mecânicas do material, se o material sofreu algum tratamento térmico, soldagem, se ela é fundida forjada ou laminada e etc....
tracking img