Metal patente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL “DARIO GERALDO SALLES” CEDUP – JOINVILLE – SC
35

6 - MANCAIS DE DESLIZAMENTO
INTRODUÇÃO

Os mancais de deslizamento são muito encontrados em máquinas onde um eixo qualquer sofre forças e o mancal serve de aparo e de guia para este eixo. Os mancais se dividem em dois tipos principais: mancais de guia e mancais de fricção. Para um aumento da vida útil dosmancais de deslizamento é indispensável o uso de lubrificantes adequados para cada aplicação. Outro fator importante é a escolha do lubrificante e sua freqüência de relubrificação.

6.1 - MANCAIS DESLIZANTES TIPOS
a)

Mancais de guia - Muito encontrados em máquinas ferramentas, onde a mesa desliza sobre suas guias. Não suportam muita carga, o movimento relativo entre eles é de translação. Mancaisde fricção - Quando uma das superfícies móveis é um eixo e o deslizamento é executado considerando-se o movimento relativo de rotação entre o eixo e o mancal. Existem três tipos específicos: - Planos - Escora - Guia

b)

b.1) Mancais planos - comumente chamados de radiais. São os que suportam carga perpendicular ao eixo de rotação. b.2) Mancais de escora - também conhecido como de encosto.São projetados para trabalharem sob ação de cargas axiais. b.3) Mancais guias - servem praticamente para evitar o deslizamento do eixo.

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL “DARIO GERALDO SALLES” CEDUP – JOINVILLE – SC
36

MATERIAIS UTILIZADOS Geralmente a base do mancal é de ferro fundido ou podendo também ser de aço, dependendo muito de fatores técnicos envolvidos no projeto do mancal. Para aconfecção da bucha utilizam-se diversos materiais, dos quais destacam-se em ordem de emprego os seguintes materiais: 1o ) Metal patente: são ligas fundamentalmente a base de Estanho (89%), Antimônio (8%), Cobre (3%). Este metal é muito utilizado. 2o ) Ligas binárias de Cobre e Chumbo (20 à 40% de Chumbo): A boa resistência a fadiga indica o seu uso em mancais que trabalham em condições severas. 3o )Bronzes: Três são os principais tipos de bronzes: - Bronze a base de Estanho; - Bronze a base de Chumbo; - Bronze de alta resistência. Todos os tipos especificados acima são utilizados em mancais de bombas de água, motores marítimos, trens de laminação, mancais de vagões ferroviários. 4o ) Alumínio: Suas ligas resistem bem a corrosão produzida pela acidez do lubrificante. São muito usados emmancais de motores de explosão, alguns compressores, equipamentos aeronáuticos. 5o ) Prata: Mancais com prata são muito usados em aeronaves e motores diesel. São camadas (0.001 à 0.005 in) de prata depositada internamente em mancais de aço. 6o ) Ferro fundido: São raramente usados. 7o ) Grafite: é misturado com cobre, bronze, e plásticos, obtendo assim, uma maior diminuição do coeficiente de fricção.8o ) Plásticos: Muito utilizados em máquinas de indústrias têxteis, alimentícias, com produtos corrosivos, oxigênio líquido.

VANTAGENS E DESVANTAGENS A velha pergunta, se são melhores os mancais de rolamento ou os de escorregamento, pode-se hoje em dia com a afirmação de que cada um dos dois tipos tem suas qualidades particulares, e que nenhum deles satisfaz a todas as exigências. Há casos emque apenas mancais de escorregamento podem ser usados, outros em que somente rolamentos constituem uma boa solução e, finalmente, aqueles em que os dois tipos oferecem solução satisfatória. A decisão depende das propriedades de maior importância para cada aplicação.

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL “DARIO GERALDO SALLES” CEDUP – JOINVILLE – SC
37

Vantagens: - amortece as vibrações, os choquese ruídos; - construção simples; - mancais de grandes diâmetros são mais baratos; - suportam altas pressões. Desvantagens: - atrito maior de partida; - consumo maior de lubrificante; - exige maiores cuidados com a circulação do lubrificante e manutenção; - maior estático e dinâmico (torque).

APLICAÇÃO - Motores de automóveis e aviões - Motores a gás e a óleo - Motores marítimos - Máquinas a...
tracking img