Metafisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
METAFÍSICA: A BUSCA DA REALIDADE ESSENCIAL
Deitado em seu berço, um bebê olha encantado um móbile colorido girando sobre seu leito, enquanto suga prazerosamente os dedinhos do pé, em um processo de descoberta do próprio corpo e do mundo ao seu redor. Suas expressões corporais e os olhinhos atentos e curiosos parecem querer dizer: “O que é isso que experimento a cada instante? O que é essa coisaque escuto e vejo que percebo pelo nariz, pela boca ou por toda a pele? Como tudo isso funciona”?
Como você pode perceber, investigar o mundo em que vivemos é uma experiência humana básica e necessária para a nossa adaptação à realidade, à vida, à existência. No, entanto, com o passar do tempo, depois de aprender a própria subsistência, a maioria das pessoas tende a esquecer desses momentos deencantamento e descoberta da realidade. A filosofia, porém – junto com a ciência -, mantém acesa essa chama, indagando de maneira metódica e racional o que é esse mundo que nos envolve e nos penetra. No campo propriamente filosófico, as investigações mais radicais sobre o mundo e a realidade pertencem à metafísica.
A metafísica busca a realidade fundamental das coisas, isto é, sua essência. Porisso, desde a Antiguidade, com Aristóteles, esse tipo de investigação foi definido como a ciência do ser enquanto ser. Ou seja, trata-se de uma investigação que tem mais especificamente o ser por objeto de estudo. Mas o que é o se? E o que quer dizer essa expressão “ser enquanto ser”?
O que é o ser?
Definir o substantivo ser no contexto filosófico é uma tarefa bastante delicada. Como se observa emrelação a vários outros conceitos filosóficos, cada pensador deu uma pincelada, tirou ou acrescentou algo, às vezes até colocando suas distintas interpretações em contradição. E quanto mais abstrato o conceito, mas isso parece ocorrer. Podemos dizer, no entanto, de maneira simplificada, que ser é um termo genérico usado para se referir a qualquer coisa que é qualquer coisa que existe – porexemplo, um homem, uma mulher, um pássaro, uma pedra, Nesse sentido o termo adequado e específico seria ente. Normalmente, porque esses entes “se apresentam” a nós de maneira caracteristicamente própria e distinta – isto é, de tal forma que um não se confunde com outro, como um pássaro não se confunde com uma pedra, uma mesa ou um ser humano -, tendemos a pensar que eles são algo caracteristicamentepróprio e distinto. Ora, se supomos que todas essas “coisas” são de maneira, caracteristicamente própria e distinta, acabamos referindo que elas têm algo que lhes é inerentes, intrínseco, essencial, que as constitui e determina. Portanto, o termo ser também pode ser definido, stricto sensu, como aquilo que uma coisa (um ser ou ente) é ou “tem” que lhe é próprio e que não depende de outros seres ou dequaisquer circunstâncias para ser. O ser, neste último sentido, ficou conhecido mais tarde, no jargão filosófico, como coisa em si, expressão adotada pelo filósofo alemão Immanuel Kant no século XVIII. Assim, no primeiro sentido, seria a coisa; no segundo, a coisa em si.
Inerente – que está em algo (ou alguém), fazendo parte dele de maneira inseparável.
Intrínseco – que vem de dentro e faz partede algo (ou alguém) como próprio (por oposição a extrínseco, que vem de fora).

Problemas da realidade
Pois bem, como as coisas são de verdade?
Algumas pessoas olham um cachorro e veem apenas um ser que é como uma máquina biológica, que está aí para nos ajudar ou incomodar. Outras enxergam esse mesmo cão como um ser inteligente e sensível, com direitos e semelhanças aos dos humanos. Algumaspessoas olham o céu e pensam em um espaço repleto de corpos siderais. Outras fazem o mesmo e entendem que aí existem seres sobrenaturais, Deus ou deuses, anjos, etc. Algumas pessoas veem um copo com água pela metade e entendem que está meio cheio; outras, que está meio vazio.
E você? Como você “vê” as coisas? Experimente olhar para o que há ao seu redor neste instante, como se estivesse fazendo...
tracking img